Com o alojamento do campus do IFMS desativado, aluno tem que percorrer diariamente mais de 140 quilômetros, 12 deles de bicicleta
Marcos Daniel Santi
Com 16 anos de idade, Maciel Ottersbach de França, aluno do curso de Técnico em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), enfrenta há mais de um ano uma verdadeira maratona para chegar até o campus do Instituto em Nova Andradina.
Nessas quase três horas, ele percorre aproximadamente seis quilômetros de bicicleta para chegar até o distrito de Nova Casa Verde, onde após pagar a passagem, pega um ônibus para Nova Andradina, a cerca de 50 quilômetros.
Às 6h15, Maciel embarca juntamente com os demais estudantes para o campus, que fica localizado a mais de 20 quilômetros do município. Terminada a aula, ele faz novamente o percurso e chega em casa por volta das 16h, quando irá almoçar. “Dia de chuva não dá nem para sair de casa”, conta.
Após completar o percurso diário de mais de 140 quilômetros, Maciel conta que ainda ajuda a família no assentamento.
Retido em algumas matérias, o aluno teve que se transferir neste ano para o período da tarde. Agora, a única diferença é o horário em que ele inicia o trajeto.
http://www.novanews.com.br/. Enviada por Igor Vitorino.