Aluno enfrenta “maratona” para chegar até o IFMS em Nova Andradina

Maciel percorre cerca de 70 quilômetros para chegar até o IFMS

Com o alojamento do campus do IFMS desativado, aluno tem que percorrer diariamente mais de 140 quilômetros, 12 deles de bicicleta

Marcos Daniel Santi

Com 16 anos de idade, Maciel Ottersbach de França, aluno do curso de Técnico em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), enfrenta há mais de um ano uma verdadeira maratona para chegar até o campus do Instituto em Nova Andradina.

No primeiro ano do curso, o aluno que mora no assentamento Peroba, levantava às 3h30 para conseguir chegar a tempo no ponto de ônibus que leva os demais estudantes, às 6h15.

Nessas quase três horas, ele percorre aproximadamente seis quilômetros de bicicleta para chegar até o distrito de Nova Casa Verde, onde após pagar a passagem, pega um ônibus para Nova Andradina, a cerca de 50 quilômetros.

Às 6h15, Maciel embarca juntamente com os demais estudantes para o campus, que fica localizado a mais de 20 quilômetros do município. Terminada a aula, ele faz novamente o percurso e chega em casa por volta das 16h, quando irá almoçar. “Dia de chuva não dá nem para sair de casa”, conta.

Após completar o percurso diário de mais de 140 quilômetros, Maciel conta que ainda ajuda a família no assentamento.

Retido em algumas matérias, o aluno teve que se transferir neste ano para o período da tarde. Agora, a única diferença é o horário em que ele inicia o trajeto.

Já almoçado, o estudante sai do assentamento às 9h e retorna às 21h. De acordo com Maciel, a ativação dos alojamentos existentes no IFMS beneficiaria a ele e a outros estudantes, que vêm de municípios de toda a região para estudar no campus. “O ensino no IFMS é excelente. Se saísse o alojamento para mim ficaria melhor. Vou poder estudar mais”, destaca.

http://www.novanews.com.br/. Enviada por Igor Vitorino.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.