A palestrante Tania Pacheco estará em Rio Claro nesta terça-feira (18) para participar do Bate-papo Cultural sobre o tema “Racismo Ambiental a partir do Mapa de Conflitos: um belo desafio para a luta”
Racismo Ambiental será tema do Bate-papo cultural desta terça-feira (18) promovido pelo Arquivo Público de Rio Claro no prédio do NAM. O evento conta com mediação do Prof. Romualdo Dias (Unesp Rio Claro) e está previsto para acontecer às 20h. Os participantes terão certificado de participação e poderão discutir o assunto com a palestrante convidada Tania Pacheco.
Segundo a Dra. Tania, chamamos de Racismo Ambiental às injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre grupos étnicos vulnerabilizados e sobre outras comunidades, discriminadas por sua ‘raça’, origem ou cor”.
Segundo ela, no modelo vigente de “desenvolvimento”, no que diz respeito ao campo, a destruição do meio ambiente e dos espaços coletivos de vida e de trabalho, assim como o desrespeito à cidadania e ao ser humano, são predominantes em regiões onde vivem povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais.
“Na região urbana, atinge da mesma forma populações negras e migrantes – essas últimas em sua maioria proveniente da região Nordeste, que vivem em situação de risco nas grandes e pequenas cidades.” diz.
O bate-papo é aberto ao público e gratuito.
Sobre a convidada:
Dra.Tania Pacheco é graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Educacao pelo IESAE/Fundação Getúlio Vargas – RJ, e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é coordenadora-executiva e chefe dos pesquisadores do projeto “Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e Saúde (Fiocruz/Fase)”. Trabalha na área de Direitos Humanos e Ciências Ambientais, com ênfase em Racismo Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, cidadania, justiça social e ambiental, cultura e política.
Interessados em participar devem estar presentes no prédio do Arquivo Público até as 19h30. Para outras informações entre em contato com o Arquivo pelo telefone (19) 3522-1938.
http://www.guiarioclaro.com.br/materia.htm?serial=151008529&editoria=Cotidiano