MS – Assembleia abre as portas para manifesto contra a violência

Deputado Pedro Kemp coordenará evento que discutirá conflito fundiário indígena.

Por: Paulo Fernandes   Foto: Giuliano Lopes

Entidades da sociedade civil fazem nesta sexta-feira (25/11), na Assembleia Legislativa, um ato contra a impunidade e em defesa dos povos indígenas.

Coordenado pelo deputado Pedro Kemp (PT), o evento tem o apoio do presidente da Casa, deputado Jerson Domingos (PMDB), e da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos.

Kemp explicou que entidades da sociedade civil estão preocupadas com a violência contra os povos indígenas por causa do atentado na sexta-feira na terra Guaviry, na região Sul do Estado. Segundo relatos de índios, o cacique Nísio Gomes foi executado por pistoleiros. O crime foi notícia em jornais do mundo inteiro.

Confirmaram presença no evento, representante do MPF (Ministério Público Federal), o deputado federal Vander Loubet (PT) e entidades de classe.

Durante o evento, explicou Kemp, será elaborado um documento pedindo providências à Funai (Fundação Nacional do Índio) e à Presidência da República para uma solução pacífica ao conflito fundiário indígena.

O evento será nesta sexta-feira, às 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia. O dia foi escolhido por lembrar uma data histórica. Há 28 anos morria o líder guarani Marçal de Souza Tupã-I, atingido por cinco disparos de arma de fogo na porta de casa, em Antônio João.

Símbolo da resistência dos povos indígenas, Marçal foi a primeira pessoa nascida em Mato Grosso do Sul a discursar na ONU (Organização das Nações Unidas).

“Portal ALMS” – http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=56&ItemID=34778

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.