Marcelo Manuel
A vila de Quilombo dos Dembos, sede do município de Ngonguembo, situada a 95 quilômetros de Ndalatando, Kwanza-Norte vai, nos próximos tempos, mudar de imagem, com a construção de novas infra-estruturas sociais e econômicas, no quadro do Programa de Investimentos Públicos, apurou, ontem, o Jornal de Angola no local.
As obras a serem erguidas na vila dos Dembos faz parte de um projeto de requalificação urbanística daquela vila, com vista à melhoria da qualidade de vida da população.
Das obras em curso constam dois postos de saúde, escolas, residências para o comandante da polícia e seu adjunto e para os técnicos.
O encarregado das obras em curso, Almeida Bernardo, garantiu ao Jornal de Angola que parte dos equipamentos está em fase de conclusão, referindo-se que os trabalhos, iniciados em Julho, são assegurados por 20 técnicos.
Assegurou ainda que há material suficiente para a conclusão das obras, nos prazos previstos, apesar de reconhecer as dificuldades no terreno, uma vez que a maior parte do material vem de Luanda.
O administrador da vila dos Dembos, Mateus André Garcia, disse que os projetos relacionados com o programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza estão avaliados em 89,7 milhões de Kwanzas.
Núcleo do ensino médio
O município do Ngonguembo vai, no próximo ano lectivo, contar com o primeiro núcleo do ensino médio, com o objectivo de diversificar e massificar o processo de ensino e aprendizagem local.
Com a abertura deste núcleo, os jovens da vila vão deixar de caminhar longas distâncias ou emigrar para a capital da província para garantirem a sua formação.
Para colmatar o défice educacional, Mateus André Garcia esclareceu que dentro do projeto de requalificação da vila, consta a reabilitação de uma escola com três salas que, numa primeira fase, vai acolher mais de 200 alunos.
O município, acrescentou, tem falta de professores, mas o administrador municipal garantiu que há contatos avançados com a Direcção Provincial da Educação para a regularização da situação.
Os docentes que forem colocados no município do Ngonguembo não vão encontrar dificuldades de alojamento. Para dotar os alunos de conhecimentos, está em vista, para o próximo ano, a construção de uma biblioteca, instalação de laboratório, um anfiteatro e uma sala de reuniões, segundo o administrador.
Apoio à agricultura
As 19 associações de camponeses do município de Nguenguembo receberam dois tratores, além de quatro moto-bombas com mangueiras de 200 metros cada.
Os bens entregues aos camponeses, segundo o programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza, visam a massificação da agricultura para a auto sustentação alimentar da população.
Os meios custaram aos cofres de Estado mais de 14 milhões de Kwanzas. Na localidade existem 19 associações de camponeses e 14 grupos solidários, compostos por 695 camponeses.
Mau estado da via
O mau estado da via que liga a região ao município do Golungo Alto preocupa a Administração Municipal de Nguenguembo. A estrada está completamente esburacada e os motoristas têm dificuldades de circular, segundo o administrador.
Como a época das chuvas está próxima, o administrar Mateus André Garcia diz temer que as vias se degradem ainda mais, porque apenas sofreram melhorias paliativas. “Sabemos que a via entre os municípios de Ngonguembo e Golungo Alto vai receber intervenções de terraplanagem, para posteriormente receber o asfalto”, disse.
http://jornaldeangola.sapo.ao/14/12/localidade_de_quilombo_dos_dembos_com_nucleo_de_ensino_medio_em_breve