Segundo a ministra Nilma Lino Gomes, intensificar as ações internacionais, principalmente no continente africano, está entre os eixos dessa gestão
A ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, recebeu o ministro da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Paulo Amora, nesta sexta-feira (19). Entre as pautas, internacionalização das políticas de igualdade racial, com uma maior aproximação dos países africanos, sobretudo os de língua portuguesa.
“Estreitar laços com o objetivo de intensificar as ações de internacionalização, principalmente no continente africano, está entre os eixos dessa gestão”, afirmou a ministra. Segundo a titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), “a cooperação Sul – Sul é prioridade”. “A ideia é trocar experiências, contribuindo com as diversas ações desenvolvidas pelos países, e aprendendo com o que eles podem oferecer”, acrescentou Nilma.
Parte integrante do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Agência ABC tem como atribuição negociar, coordenar, implementar e acompanhar os programas e projetos brasileiros de cooperação técnica, executados com base nos acordos firmados pelo Brasil com outros países e organismos internacionais.
Pela Seppir, estiveram presentes a chefe de gabinete, Cristina Teodoro; a assessora internacional Magali Naves; a secretária de Planejamento e Formulação de Políticas, Lucy Góes; o assessor especial Roberto Borges; e o assessor para Assuntos Federativos, Marcos Willian Bezerra.
Representaram a Agência, o analista de projetos de África, Ásia e Oceania, Armando Vieira; e o coordenador geral de cooperação técnica multilateral, Marcio Lopes Correia.
Caravanas pela promoção da Igualdade Racial
Entre os dias 29/05 a 02/06, a Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo realizou a primeira versão internacional, que ocorreu em Moçambique. Na ocasião, a ministra participou de uma série de debates e encontros com autoridades governamentais, representantes das universidades e da sociedade civil, a fim de ampliar o debate e estabelecer parcerias para a promoção da igualdade racial.
Sobre a visita, Nilma Lino Gomes afirmou que “os vínculos políticos e culturais, sobretudo com o continente africano e a América Latina, deverão fazer parte da atuação da Seppir”. A ministra complementou que “são vários os setores do governo, das universidades e da sociedade civil que poderão usufruir dos resultados positivos dessa ação”.
O projeto da Caravana no Brasil foi iniciado no último dia 27/04, em Belém (PA). Desde então, o projeto já passou por São Luís (MA), Florianópolis e Joinville (SC), e Porto Alegre (RS), além de ações desenvolvidas em Belo Horizonte (MG). Com a iniciativa, a Seppir pretende ampliar o debate com os entes federados e a sociedade civil, visando fortalecer a agenda da igualdade racial em todo o país.
Entre os objetivos da Caravana, está, ainda, o incentivo para que estados e municípios façam a adesão voluntária ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Sinapir.