Evento de Lançamento do Caderno Temático 14 “Contra o Genocídio da População Negra: Subsídios Técnicos e Teóricos para Psicologia”

cadernoCRP-SP

Nos últimos anos houve um aumento significativo da violência contra a população negra no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo IPEA e pelo dossiê realizado pelo Comitê Contra o Genocídio da Juventude Preta, Pobre e Periférica da cidade de São Paulo, os dados que relacionam mortes por assassinato à faixa etária e raça são alarmantes e apontam para existência de um projeto de Genocídio em curso no Estado Brasileiro.

Diante dessa conjuntura, o CRP-SP organizou em 31/05/2014 o evento Contra o Genocídio da População Negra: Subsídios Técnicos e Teóricos para Psicologia.

Convidamos a todos a participarem, no próximo dia 29/11/2014 do lançamento do Caderno Temático 14. Esperamos que essa seja uma oportunidade de encontro entre os diversos profissionais que atuam nessa temática, assim como um momento de debate e discussão com os movimentos e organizações sociais que trabalham essa questão. Estão todos convidados!

Programação

Data: 29 de novembro de 2014 (sábado)
Horário: 13h30 às 19h00
Local: Auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06
Endereço: Rua Arruda Alvim, 89, Jd. América, São Paulo, SP
Entrada gratuita
13h30 às 14h00 Credenciamento e Café de Boas-vindas
14h00 às 19h00 Mesa de Abertura

Mediador:
Marcio Farias – Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie . Atualmente é mestrando em Psicologia Social na PUC(SP). Pesquisador do NEGRI PUC SP (Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Idade). Bolsista CNPq e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro Americanos (Nepafro) . Atua como Auxiliar de Coordenação para acessibilidade no MuseuAfroBrasil. Tem experiência de atendimento e formação com os temas: Juventude, Cultura e Resistência; Psicologia, Educação, Arte e Cultura; em pesquisa, desenvolve estudos sobre pensamento social brasileiro e relações raciais; Negritude e lutas de classes no Brasil; África e capitalismo; Pensamento social latino americano e relações raciais.

Palestrantes:
Hamilton Borges dos Santos – Graduando em Direito, escritor e ator. É militante do movimento social negro, tendo iniciado sua militância nos anos 80 no Estado da Bahia. É responsável pela criação do Teatro Negro e Atitude, em Belo Horizonte/Minas Gerais, onde foi coordenador municipal do Movimento Negro Unificado organização nacional – e promoveu inúmeras ações permanentes de combate ao racismo e discussões sobre masculinidades. Articulador e coordenador da Campanha Reaja ou será morto, reaja ou será morta, contra o racismo, sexismo e todas as formas de discriminações correlatas e coordenador/articulador da Quilombo Xis – Ação Cultural Comunitária.

Dennis de Oliveira – Possui graduação em Comunicação Social. Habilitação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa na Universidade de São Paulo. É coordenador do Centro de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação, vice-líder do Alterjor (Grupo de Pesquisa de Jornalismo Alternativo e Popular) e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro. Brasileiro), todos da Universidade de São Paulo. É professor do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH/USP e do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP.

Cathiara Alves Oliveira – Atua na área de Assistência Social na cidade de Mauá, é Graduada em Serviço Social pela Faculdade Mauá- FAMA. É atualmente estudante de pós-graduação no curso de Ciências Sociais do Centro Universitário Fundação Santo André. É integrante do grupo Kilombagem desde 2007. Realiza ações de combate ao racismo e machismo além de prestar consultoria à partir da temática de Gênero e é mc. É moradora da cidade de Mauá há mais de 20 anos e é militante do movimento negro e hip hop desde 2000. Atualmente compõe a equipe de produção “Produções Kimbutana” que atua na produçã e divulgação cultural de artistas negros. Foi uma das articuladoras e mobilizadora da I e II Marcha Nacional e Internacional contra o Genocídio do Povo Negro realizada em agosto de 2013 e a segunda marcha que ocorreu nesse ano, na mesma data em São Paulo. O grupo Kilombagem da qual faz parte possui articulação com diversos movimentos sociais e atua desde 2005 e tem como missão a apropriação, produção e difusão de conhecimento acerca da humanidade e suas principais contradições sociais contemporâneas para subsidiar ações políticas de transformação da realidade.

Debate
19h00 Encerramento

Informações:
Departamento de Eventos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06
Tel.: 11 – 3061.9494, ramais 334, 336, 337, 355, 356 e 357
E-mail: [email protected]

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.