Domingo, 9, publicamos notícias sobre a barragem que a Sabesp estava construindo na parte encachoeirada de um rio de Ubatuba – Salve as Cachoeiras do Sertão da Quina, em Ubatuba, litoral de São Paulo. Ontem, 10, a Secretaria do Meio Ambiente do município felizmente decidiu tomar uma atitude a respeito da obra. Tomara que não seja mera medida burocrática, e as cachoeiras sejam de fato preservadas! (TP).
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba informa:
Considerando que as obras iniciadas no local conhecido como Cachoeira da Renata, no Rio Marimbondo (ou Água Branca) terão grande impacto sobre a integridade da paisagem e o potencial turístico da região, a Prefeitura Municipal de Ubatuba notificou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para que apresente até o dia 17/11 documentação complementar para análise por técnicos da Prefeitura.
A PMU também solicitou da Sabesp que suspenda a construção do segmento inconcluso da barragem situada acima do ponto conhecido como Cachoeira da Renata para permitir a análise desses documentos.
O objetivo principal da PMU é garantir o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico aprovado com a Lei Municipal nº 3735 de 2014, que prevê a implantação de um sistema de tratamento de água e malha de distribuição para o atendimento da região sul de Ubatuba a partir de 2015. No entanto, tendo em vista a necessidade de garantir a proteção do patrimônio natural e turístico de Ubatuba, a prefeitura espera a resolução das questões pendentes apontadas.
Juan Blanco Prada
Secretario Municipal de Meio Ambiente