Criadora do projeto Casa das Janaínas, que abriga adolescentes grávidas em situação de vulnerabilidade social e conflito familiar
Palmares – Mãe Neide Oyá D’Oxum, ou Maria Neide Martins, mãe de santo alagoana, recebeu na última sexta-feira(17), em Brasília, a medalha Ruth Cardoso. Nascida na cidade de Arapiraca/AL, ela é criadora e coordenadora de projetos com foco no resgate social de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da religiosidade e da preservação da arte e da cultura negra. Além de Mãe Neide, outras 22 mulheres também foram homenageadas.
“Fico emocionada com o reconhecimento de nosso trabalho, são muitos anos de muita dedicação a comunidade”, disse . Segundo Mãe Neide, nos últimos 10 anos, muitas parcerias tornaram seu trabalho possível, dentre essas, destaca a Fundação Cultural Palmares. Ela conta, que o apoio da FCP ao Projeto Inaê tornou possível o desenvolvimento de ações nos quilombos da região de União dos Palmares/AL, onde cerca de 200 pessoas participam de atividades como aulas de teatro, percussão, dança e capoeira, cursos de cabeleireiro, culinária dos Orixás, curso de bijuterias, ateliê e etc.
Mãe caridosa
A homenagem a Mãe Neide veio pelo desenvolvimento de uma ação dentro do Projeto Inaê, chamado Casa das Janaínas, que acolhe jovens mães usuárias de drogas, junto com seus filhos. Atualmente, a mãe de santo busca por apoio para aumentar a casa e, consequentemente, o número de mulheres e crianças atendidas. “Recebi a medalha Ruth Cardoso pelo Projeto Casa de Janaína, ele é pioneiro e diferente porque não separa as mães de seus filhos”, disse ela.
Outro braço do Projeto Inaê é o Curumim, uma creche destinadas às mães carentes do bairro de Village Campestre, em Maceió/AL. A iniciativa acolhe as crianças por período integral, onde são alfabetizadas, recebem refeições e realizam atividades socioculturais.
Em 2010, nas comemorações de 22 anos da Fundação Cultural Palmares, Mãe Neide recebeu o Troféu Palmares, por seu trabalho de acolhimento espiritual e de solidariedade, inclusive com os quilombolas de União dos Palmares (AL).
–
Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.