Atingidos pela usina de Sinop protestam em frente ao MPF e dão “ultimato” à concessionária

Herbert de Souza, Só Notícias

Cerca de 50 representantes de uma comissão de atingidos pela Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE) fizeram um protesto, há pouco, em frente à sede do Ministério Público Federal (MPF). Segundo informou, ao Só Notícias, o presidente da comissão dos atingidos da Gleba Mercedes 5, Jairo Narciso da Silva, a concessionária que constrói o empreendimento, a Companhia Energética Sinop (CES), tem um “ultimato” para apresentar as respostas das reivindicações. “A empresa tem que nos apresentar os preços da terra nua, em valores e não o esboço, como vem fazendo. O povo cansou de conversa. A partir de agora, vamos partir para a ação. Nem que seja necessário paralisar as obras”, avisou.

De acordo com Jairo, uma reunião com diretores da CES e o MPF estava marcada para hoje, porém, os atingidos teriam sido impedidos de participar, após uma mudança de local. “Era para ser na câmara de vereadores, mas mudaram para a sede do MPF, onde tentaram nos ‘enrolar’, chamando apenas quatro ou cinco representantes da comissão. Não é assim que funciona. Ou fala com todos, ou não fala com ninguém. Enquanto comissão, representamos o povo. Esta manifestação é no sentido de forçar eles a nos atender”, afirmou.

São cinco pontos de reivindicações, entre eles, a regularização fundiária com titulação do assentamento; pagamento de indenizações; remanejamento da população em áreas remanescentes; reassentamento e construção de estradas. “Estamos há 18 anos no assentamento e, pela legislação, temos direito ao título.  Todos eles são condicionantes previstas no Plano Básico Ambiental (PBA) do empreendimento”.   Os atingidos encerraram a manifestação e foram para a câmara de vereadores, onde aguardam um posicionamento da concessionária e também do MPF.

Imagem: Reprodução de Só Notícias /Luiz Ornaghi/arquivo

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.