Carta final do Congresso da CPT: Faz escuro, mas cantamos!

Na manhã desta sexta-feira, dia 17 de julho, foi realizada a plenária final do IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Na ocasião, os participantes aprovaram a Carta final do Congresso que celebra os 40 anos da Pastoral. Confira, na íntegra, o documento:

CPT

Nós, 820 camponesas e camponeses, indígenas e agentes da CPT, bispos católicos e da Igreja Ortodoxa Grega, pastores e pastoras, rezadores e rezadeiras, vindos de todos os recantos do Brasil, convocados pela memória subversiva do Evangelho e pelo testemunho dos nossos mártires, pela presença dos Orixás, dos Encantados e Encantadas, nos reunimos para o IV Congresso da Comissão Pastoral da Terra, em Porto Velho-RO, de 12 a 17 de julho de 2015. Foram dias de um intenso processo de escuta, debate e busca de consensos e desafios em sete tendas, que receberam nomes de sete rios de Rondônia. Ao final destes dias, queremos fazer chegar esta mensagem a vocês, povos do campo e da cidade, como um apelo e um chamado. (mais…)

Ler Mais

Celebração dos Mártires é realizada durante Congresso da CPT

A Amazônia brasileira, o cair da noite e as margens do Rio Madeira formaram o cenário que acolheu centenas de pessoas, entre camponeses e camponesas, indígenas, quilombolas, religiosos e agentes de CPT para celebrarem a memória dos homens e mulheres que tombaram na luta em defesa dos povos da terra. A Celebração dos Mártires, que ocorreu no início da noite desta quinta-feira, 16, foi um dos momentos mais marcantes e místicos do IV Congresso Nacional da CPT.

Equipe de Comunicação João Zinclar – IV Congresso Nacional da CPT

Os participantes do Congresso se deslocaram até um lugar simbólico para a Celebração dos Mártires. Foi na Vila de Santo Antônio, próximo a Porto Velho. É por ali que passa a desativada Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, de onde é possível avistar a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. É um espaço onde os conflitos de anos atrás e do presente se confundem. Lugar onde tantos indígenas e trabalhadores foram mortos, onde tiveram e têm seus diretos violados. “É uma terra marcada pelo sangue dos indígenas, dos negros, marcada por muita luta, mas também de esperança”, ressaltou a Irmã Maria Teixeira, da Diocese de Goiás. (mais…)

Ler Mais

Assentamento de trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão sensibiliza participantes do IV Congresso da CPT

Esperança e conquista. Palavras que ajudam a transmitir o espírito das experiências partilhadas por trabalhadores e trabalhadoras do campo na Tenda Rio Branco, que aconteceu na última quarta-feira (15) durante do IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), realizado em Porto Velho (RO) entre os dias 12 e 17 de julho.

Equipe de Comunicação João Zinclar – IV Congresso Nacional da CPT

Em sintonia com o eixo temático do 3º dia de atividades do Congresso, a ‘Esperança’, Elenilson da Conceição, da cidade de Monsenhor Gil, no Piauí, compartilhou sua história de sofrimento e perseverança, que começou no momento que lhe fizeram uma proposta para trabalhar no estado do Pará, em 2004. ‘’Eu disse que não tinha dinheiro para pagar a passagem e nem tinha os equipamentos, mas, me garantiram que eu não precisava me preocupar com isso. Que eles iam pagar tudo’’, conta. (mais…)

Ler Mais

Rio das Velhas quase escasso

Se volume atual de vazão de 13 m³/s cair para 10m³/s, haverá restrição de uso das águas

Angélica Diniz, O Tempo

Na iminência de um colapso, o rio das Velhas corre apressadamente para a situação de escassez hídrica no trecho entre Ouro Preto e Belo Horizonte. Já em “Estado de Alerta” e com vazão atual de apenas 13 m³ por segundo, especialistas preveem que, em pouco mais de um mês, o volume atinja 10 m³, o que resultará no “Estado de Restrição de Uso” aos empreendimentos que possuem licença para retirar água da bacia, como mineradoras, Copasa e para uso de irrigação. Isso é o que determina a Deliberação Normativa 49, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Atualmente, apenas os reservatórios do Sistema Paraopeba encontram-se nessa condição. (mais…)

Ler Mais

Guapimirim: Assaltante é amarrado e espancado pela população na região metropolitana do Rio

Da Agência Brasil

A reação da população à insegurança pública está cada vez mais frequente – em menos de um mês, houve pelo menos dois casos no Rio. Ontem (17), um jovem foi amarrado pela população em Guapimirim, na região metropolitana, após tentar roubar uma motocicleta em um posto de gasolina, no km 116 da BR-493 (Rodovia Rio-Teresópolis). (mais…)

Ler Mais

“Queremos o reconhecimento dos territórios para garantir nossa existência”, afirma quilombola no IV Congresso da CPT

“Nós queremos garantir o direito de existir. Queremos o reconhecimento e a titulação dos nossos territórios para garantir a existência das comunidades”. O depoimento de Naldo Braga Correia, integrante do Movimento Quilombola do Maranhão (Moquibom), ecoou alto na Tenda Rio Guaporé, onde se discutiu o eixo “Esperança”, na quarta-feira (15), durante o IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), realizado em Porto Velho, Rondônia.

Equipe de Comunicação João Zinclar – IV Congresso Nacional da CPT

Em sua fala, Correia destacou a importância das comunidades se organizarem para conquistar os direitos que lhes cabem. “Em outros tempos, nós só recebíamos migalhas de organizações e órgãos públicos responsáveis por acompanhar os quilombolas. Hoje, com a criação do Moquibom, nós mesmos somos os protagonistas de nossas batalhas”, disse. (mais…)

Ler Mais

Primeira Conferência Nacional de Política Indigenista Discute a População Indígena no Contexto Urbano

por Désirée Poets, RioOnWatch

Os povos indígenas das cidades do Rio e São Paulo se reuniram no último final de semana de junho para a primeira Conferência sobre políticas indígenas em São Paulo. A Conferência Nacional de Política Indigenista visa avaliar as políticas de Estado para os indígenas, reafirmar seus direitos e propor diretrizes e estruturas para ações estatais. Surgida a partir da demanda dos povos indígenas, os assentos foram ocupados por seus representantes. Dentre as 131 etapas locais que aconteceram no Brasil entre abril e julho de 2015, São Paulo foi o único local que realizou uma reunião para discutir, exclusivamente, as políticas públicas dos povos indígenas na cidade. A reunião foi um passo em direção ao reconhecimento dos povos indígenas na cidade e a garantia de seus direitos. (mais…)

Ler Mais

Os maus efeitos do atraso na execução da reforma agrária

O que tem de se medir não é o que a produção da terra rende em dinheiro, mas sim o que ela alcança em satisfazer as necessidades vitais de alimentação

Jacques Távora Alfonsin, Carta Maior

A Associação Brasileira da Reforma agrária reuniu em Brasilia dias 15 e 16 deste julho, representantes de diversos movimentos populares para fazer uma análise das razões pelas quais a implementação da política pública de reforma agrária, reivindicada há tanto tempo pelo povo pobre sem-terra como condição necessária de defesa da vida, da terra, da partilha igualitária dos seus frutos, da preservação do ar, das águas, das florestas e de todo o meio-ambiente, vem sendo prorrogada ilegal e injustamente, já que prevista na própria Constituição Federal. (mais…)

Ler Mais