Guapimirim: Assaltante é amarrado e espancado pela população na região metropolitana do Rio

Da Agência Brasil

A reação da população à insegurança pública está cada vez mais frequente – em menos de um mês, houve pelo menos dois casos no Rio. Ontem (17), um jovem foi amarrado pela população em Guapimirim, na região metropolitana, após tentar roubar uma motocicleta em um posto de gasolina, no km 116 da BR-493 (Rodovia Rio-Teresópolis).

O suspeito foi detido por um policial civil que estava no posto no momento da tentativa de assalto. Em seguida, ele foi amarrado por pessoas que estavam no local, e o policial não impediu a ação, nem as agressões ao jovem depois de imobilizado. A Polícia Civil informou, em nota, que a Corregedoria Interna da Polícia Civil vai apurar se o agente tinha condição de evitar as agressões contra o preso.

A Polícia Civil informou ainda que a 67ª Delegacia Policial (DP) de Guapimirim, responsável pela área em que o fato ocorreu, está investigando as circunstâncias em que o criminoso foi agredido. Os agentes realizam diligências para localizar imagens e testemunhas que auxiliem na identificação da autoria do crime.

A pesquisadora de Violência Institucional e Segurança Pública da organização não governamental (ONG) Justiça Global, Lena Azevedo, disse que há uma vontade de justiçamento presente na sociedade.  “Tem um ambiente muito ruim na sociedade, que quer resolver tudo na agressão e na violência, como se não existisse lei”, afirmou Lena.

Para ela, é ilógico que a população ataque o menino, ainda mais com ele amarrado. “É totalmente irracional, assustador, é um retrocesso total”, ressaltou.

Segundo informação do 34º Batalhão de Polícia Militar, em Magé, a ocorrência foi encaminhada para a 67ª Delegacia de Polícia, mas o caso foi registrado na 62ª DP, em Imbariê, que é a central de flagrantes da região. De acordo com a polícia, Rodrigo Silva Pereira, de 19 anos, foi preso em flagrante e responderá por tentativa de roubo qualificado pelo emprego de arma de fogo. Com ele, foi apreendido um revólver calibre .38.

No último dia 8, um homem suspeito de ter furtado uma mulher em Senador Camará, na zona oeste do Rio, também foi preso, amarrado e espancado pelos moradores da região.

Edição: Stênio Ribeiro

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.