“Avião que sobrevoava acampamento sem-terra cai e deixa dois mortos em Tumiritinga”. Prefeito e funcionário estariam jogando coquetéis molotov

Local é conhecido por conflitos entre fazendeiro e integrantes do MST. Funcionários de prefeitura de Central de Minas confirmaram que o prefeito da cidade estava no avião. De acordo com as denúncias, minutos antes da queda, dois ocupantes do monomotor estariam jogando algo que descrevem como uma espécie de coquetel molotov

Por Luiz Fernando Motta, Rodrigo Melo, João Henrique do Vale, no EM

Duas pessoas morreram na queda de uma aeronave na tarde desta terça-feira em Tumiritinga, na Região do Vale do Rio Doce. De acordo com o 8º Comando Regional da Polícia Militar, o avião sobrevoava um acampamento conhecido por conflitos recentes entre integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) e fazendeiros. O prefeito da cidade de Central de Minas, Genil Mata da Cruz (PP), de 39 anos, estava no avião juntamente com um funcionário particular, identificado apenas como Douglas, de 28 anos. (mais…)

Ler Mais

Em apenas dez minutos, a beleza do puxirão do Quilombo do Morro Seco, no Vale do Ribeira

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

No dia 28 de maio, republicamos notícia do ISA sobre a retomada do ‘puxirão’ pela comunidade quilombola do Morro Seco, em Iguape, Vale do Ribeira (SP). O mutirão tradicional havia sido abandonado há décadas, mas no seu renascimento reuniu também representantes dos quilombos Nhunguara, Pedro Cubas, São Pedro, Ivaporunduva e Piririca para a colheita do arroz, além de parceiros. Não faltaram, ainda, a roda de conversas, o almoço coletivo com alimentos produzidos pelas comunidades e, para comemorar, a festa. (mais…)

Ler Mais

‘A dívida grega, assim como a brasileira, é odiosa’

Para a brasileira que atua na Comissão da Verdade da Dívida Pública da Grécia, a dívida grega é mero veículo de corrupção e expropriação.

Najla Passos, Carta Maior

A brasileira Maria Lúcia Fattorelli recebeu incrédula a notícia de que o governo grego firmou novo acordo para renegociação da dívida pública do país. Um acordo que, se for aprovado pelo parlamento, obrigará a Grécia, em troca de um socorro financeiro de cerca de 80 bilhões de euros, a se submeter ao mais severo programa de austeridade fiscal já proposto na zona do euro. (mais…)

Ler Mais

O golpe econômico da Alemanha contra a Grécia

A Alemanha jogou sabendo que ganhava, porque sabia que a Grécia não iria por sobre a mesa a saída do euro.

Alfredo Serrano Mancilla – Publico.es, em Carta Maior

Mais uma vez, a resposta foi fechar o cadeado contra as alternativas. A Alemanha quer a União Europeia assim e de nenhuma outra forma. Não tolera nem permite que ninguém a contrarie. Por exemplo, quando, em 2005, os franceses e os holandeses rejeitaram o Tratado Constitucional, a Alemanha tirou da manga um inesperado Tratado de Lisboa, que substituiu o anterior, mas sem a necessidade de ser submetido ao voto popular. O país tampouco é um exemplo no que diz respeito a cumprimento de regras. O estilo de Angela Merkel é naquela linha de que as regras só servem quando não seja ela mesma obrigada a cumpri-las. (mais…)

Ler Mais

ES – Maiores poluidoras do ar do Estado são a Vale, Arcelor, Samarco e Aracruz Celulose

Por Ubervalter Coimbra, Século Diário

Acorda, CPI do Pó Preto: as maiores poluidoras do ar do Espírito Santo são a Vale, Arcelor Mittal, Samarco e Aracruz Celulose (Fibria). Todos sabem, todos veem os poluentes saindo das chaminés. Entretanto, nesta segunda-feira (13), o presidente da comissão, deputado Rafael Favatto (PEN), retomou o discurso da importância de outras fontes poluentes, como a re-suspensão das vias, a  construção civil e os carros como contribuintes relevantes da poluição do ar. (mais…)

Ler Mais

A árdua batalha contra a redução da maioridade penal no Brasil

Por Camila Moraes, El País Brasil

À medida que o debate sobre a redução da maioridade penal avança na Congresso, as vozes contrárias a essa proposta se amplificam. Nesta segunda, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aproveitou o aniversário de 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente para apresentar um relatório que aponta avanços gerados pela legislação brasileira nas áreas de saúde, educação e combate ao trabalho infantil. (mais…)

Ler Mais

MPF promove audiência pública com movimento de pescadores artesanais

Pescadores não aceitam nova categoria de apoio à pesca artesanal

PGR

A 6ª Câmara de Coordenação e Revisão (Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais) do Ministério Público Federal promoveu na última quinta-feira, 9 de julho, audiência pública com representantes de movimentos de pescadores e pescadoras artesanais, para tratar sobre os Decretos Presidenciais nº 8424 e 8425. O Decreto nº 8424 dispõe sobre o pagamento do seguro desemprego durante o período de defeso, em que a pesca a determinadas espécies fica proibida para fins de preservação ambiental. Pela nova regulamentação, o pagamento somente é devido ao pescador profissional artesanal que exerce sua atividade exclusiva e ininterruptamente. Já o Decreto nº 8425, que ainda não está em vigência, cria a categoria de apoio à pesca artesanal. (mais…)

Ler Mais

IV Congresso Nacional da CPT: A memória e o registro dos conflitos

Na memória de José Maria Pereira, presidente da Associação Agroextrativista da Ilha do Carás, em Afuá, no Pará, há a lembrança da perda de vários companheiros de luta. Foram cinco nos últimos tempos. Aqui, no IV Congresso Nacional da CPT, ele dividiu conosco um pouco dos desafios enfrentados pela comunidade em que vive.

Equipe de Comunicação João Zinclar – IV Congresso Nacional da CPT

“Perdemos um companheiro morto pelo latifúndio. A partir daí criamos o sindicato”, conta. As mortes não pararam. José teve outros amigos mortos. Apenas em dezembro do ano passado tombaram dois.  “São coisas que fazem a gente parar, mas não desistimos”, diz. (mais…)

Ler Mais

João Zinclar presente no IV Congresso da CPT!

João Zinclar, fotógrafo e militante das causas populares, que nos deixou em 2013, foi o nome escolhido para a equipe de comunicação do IV Congresso Nacional da CPT.

Equipe de Comunicação João Zinclar – IV Congresso Nacional da CPT

“Mudar o mundo é uma tarefa muito maior do que a fotografia. Mudar o mundo é ter milhões de pessoas na rua contra os opressores, contra as ditaduras, é isso que muda o mundo. E a fotografia, se ela quiser cumprir esse papel, tem que andar par e passo com esses movimentos, colocando realidades objetivas e subjetivas, porque não existe realidade absoluta” – João Zinclar (1957-2013) (mais…)

Ler Mais