Como todos sabemos, não há racismo no Brasil.
Ou exploração sexual de crianças e adolescentes.
O machismo? Uma mentira.
E a homofobia, uma invenção.
Não há genocídio de jovens pobres e negros das periferias. (mais…)
Como todos sabemos, não há racismo no Brasil.
Ou exploração sexual de crianças e adolescentes.
O machismo? Uma mentira.
E a homofobia, uma invenção.
Não há genocídio de jovens pobres e negros das periferias. (mais…)
Ao revelarem que o Governo do Pará autorizou planos de manejo florestal dentro de terra indígena, os Borari e Arapiuns foram acusados de serem “falsos índios”. O caso fortalece a importância da auto-denominação.
“Dói, como se fossem rasgando o nosso ventre”. Apolonildo de Souza Costa, mais conhecido como Rosí, pousa a mão sobre a barriga para explicar o que sente ao ver barcos madeireiros escoando pilhas de troncos pelos rios que banham a Terra Indígena Maró, no leste do Pará. Os outros 239 indígenas Borari e Arapiuns que vivem nesta terra também sentem, no estômago, os impactos do desmatamento: a fome é o primeiro efeito da degradação ambiental, consequência da fuga da caça e da dificuldade em coletar frutas. (mais…)
Ganhou repercussão nas redes sociais um episódio envolvendo a atriz Letícia Sabatella e quatro adolescentes da Rocinha. Durante passeio de bicicleta pela Gávea, no Rio, ela foi abordada pelos garotos, que pediram para fazer uma foto com a artista. Na volta pelo mesmo local, Sabatella encontrou o grupo sendo escoltado por dois policiais militares. “Perguntei se eles viam algum problema pelo fato de os meninos estarem na Gávea, se eles não teriam o mesmo direito que eu de estar ali”, escreveu. Os policiais disseram que cumpriam “ordens superiores” e pediram que ela assinasse um termo se responsabilizando pela liberação dos garotos. A PM afirmou que a conduta dos policiais não foi correta e que eles serão identificados e reorientados. (mais…)
Novo vazamento revela lista de pessoas alvejadas no Brasil; entre elas, Palocci, o ministro do Planejamento Nelson Barbosa e o atual embaixador nos EUA
Por Julian Assange e Natalia Viana, em A Pública
Na mesma semana em que Dilma Rousseff realizou a primeira viagem presidencial aos Estados Unidos, informações secretas obtidas pelo WikiLeaks revelam detalhes sobre a espionagem da NSA, sigla em inglês da Agência Nacional de Segurança, contra a presidente e assessores próximos, ministros e um integrante do Banco Central. (mais…)
Já está disponível o volume 3, ano 1, de Tessituras, revista de Antropologia e Arqueologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas, com o dossiê “Territórios Tradicionais, Impactos Socioambientais e Patrimônio Cultural na América Latina”, organizado por Izabel Missagia de Mattos e Jorge Eremites de Oliveira. Abaixo, os artigos linkados: (mais…)
“toda discussão de impostos e cortes vale pouco. O que é necessário é destruir o governo de esquerda da Grécia. Esse é o objetivo e tudo será feito para que isso aconteça”
A discussão sobre a dívida grega com credores internacionais não é a principal questão em jogo na UE (União Europeia) nesse momento. Mesmo com o default técnico após o não pagamento de € 1,6 bi ao FMI, o fundamental aos dirigentes europeus é frear uma alternativa real à esquerda, representada pelo partido Syriza na Grécia. (mais…)
“Estes crimes são cometidos usando armas fabricadas no Brasil e entregues nas mãos dos assassinos sem qualquer controle. E muitos destes criminosos estão vinculados aos interesses dos financiadores das campanhas eleitorais daqueles que estão defendendo propostas deste tipo. Coincidência?”
Em População Negra e Saúde/Folha de São Paulo
O que está por trás do ressurgimento do projeto para redução da maioridade penal no Congresso Nacional? Um olhar imediato aponta o fortalecimento da participação da bancada conservadora na política, nos partidos e no Congresso Nacional. (mais…)
Por Karine Cortez, no portal da ALMS
O consultor da ONU (Organização das Nações Unidas) e membro do MNDH (Movimento Nacional dos Direitos Humanos), Enéas da Rosa, apontou a questão indígena como principal ponto que fere a violação dos direitos em Mato Grosso do Sul a ser trabalhado. Ele participou da audiência pública na manhã de hoje (3/7) na Assemblei Legislativa e enfatizou que a problemática toma conta das discussões internacionais por se tratar de um tema reincidente. (mais…)
Por Michèlle Canes, repórter da Agência Brasil
Os ministérios públicos (MP) dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo se pronunciaram nesta sexta-feira (3) a respeito das ofensas sofridas em rede social pela apresentadora da Rede Globo, Maria Júlia Coutinho. O MP de São Paulo, segundo publicação no site da instituição, anunciou que foi instaurado “procedimento investigatório criminal” para apurar prática de racismo e injúria, qualificada contra a apresentadora. (mais…)
“o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e intolerâncias correlatas violam os direitos humanos e são incompatíveis com a democracia, o Estado de Direito e uma governança transparente e confiável”
Por Ana Cristina Campos, repórter da Agência Brasil
O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou, por consenso, resolução brasileira sobre a incompatibilidade entre democracia e racismo, informou nesta sexta-feira (3) o Ministério das Relações Exteriores. Segundo o texto, “o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e intolerâncias correlatas violam os direitos humanos e são incompatíveis com a democracia, o Estado de Direito e uma governança transparente e confiável”. (mais…)