PM pede a Letícia Sabatella ‘Termo de Responsabilidade’ por jovens

Ganhou repercussão nas redes sociais um episódio envolvendo a atriz Letícia Sabatella e quatro adolescentes da Rocinha. Durante passeio de bicicleta pela Gávea, no Rio, ela foi abordada pelos garotos, que pediram para fazer uma foto com a artista. Na volta pelo mesmo local, Sabatella encontrou o grupo sendo escoltado por dois policiais militares. “Perguntei se eles viam algum problema pelo fato de os meninos estarem na Gávea, se eles não teriam o mesmo direito que eu de estar ali”, escreveu. Os policiais disseram que cumpriam “ordens superiores” e pediram que ela assinasse um termo se responsabilizando pela liberação dos garotos. A PM afirmou que a conduta dos policiais não foi correta e que eles serão identificados e reorientados.

Brasil 247

Favela 247 – Um episódio envolvendo a atriz Letícia Sabatella e quatro adolescentes da Rocinha está repercutindo nas redes sociais desde quinta-feira.

Segundo post da atriz em sua conta no Facebook, durante um passeio de bicicleta pela Gávea, ela foi abordada pelo grupo que pediu para fazer uma foto com a artista. Após um rápido bate-papo, Letícia seguiu em frente e, na volta, encontrou o grupo sendo escoltado por dois policiais militares.

A atriz intercedeu pelos jovens e, de acordo com ela, os PMs pediram que ela assinasse um termo se responsabilizando pela liberação dos garotos, que estavam sem documentos. “Perguntei se eles viam algum problema pelo fato de os meninos estarem na Gávea, se eles não teriam o mesmo direito que eu de estar ali. O policial, sensivelmente incomodado com a situação, me disse que não achava aquilo muito correto também, mas eram ordens superiores de uma política atual. Os meninos estavam sem documentos”, escreveu a atriz.

Entre os comentários que a postagem recebeu desde a quinta-feira, a maioria de elogios, um era de um dos adolescentes envolvidos, agradecendo. “Se não fosse por você, poderia estar na pior. Só tenho a te agradecer e pedir a Deus que ilumine sua carreira”, escreveu o jovem.

A ação dos policiais, no entanto, não seguiu as normas da corporação, de acordo com o comandante do 23º BPM (Leblon), Coronel Joseli Candido. Segundo a assessoria de comunicação da PM, nesse caso os policiais deveriam chamar as autoridades competentes da Secretaria de Assistência Social, que faz o acolhimento de pessoas em situação de rua. Já no caso de menores em flagrante delito, o PM deve fazer a apreensão e o encaminhamento para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Ainda de acordo com a assessoria, os policiais serão identificados e reorientados.

Nesta sexta-feira, a postagem já havia recebido mais de 40 mil curtidas e cerca de 7 mil compartilhamentos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.