Kaingang da TI Passo Grande do Rio Forquilha retomam parte do seu território tradicional

Cimi Regional Sul

Os Kaingang da Terra Indígena (TI) Passo Grande do Rio Forquilha, localizada entre os municípios de Sananduva e Cacique Doble, no estado do Rio Grande do Sul, estão desde a última segunda-feira (22/6) obstruindo as entradas e saídas de parte da área já reconhecida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) como terra indígena. O objetivo do povo é, essencialmente, fazer com que o processo demarcatório seja finalizado e eles possam ocupar seu território tradicional. (mais…)

Ler Mais

Procurador responsabiliza Ministério da Justiça por agravamento no conflito fundiário em MS

MJ, além de não demarcar terras indígenas, nega requisição do Governo do Estado para presença da Força Nacional nas áreas em litígio

MPF/MS

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul publicou nessa tarde (26) nota oficial em que esclarece as ações realizadas pela instituição para minimizar o conflito fundiário nas terras indígenas Kurusu Ambá e Guaiviry – nos municípios de Coronel Sapucaia e Aral Moreira – retomadas por índios guarani-kaiowá nesta semana.  (mais…)

Ler Mais

Após ataque de fazendeiros contra Kaiowá, criança segue desaparecida

Em ofensiva paramilitar organizada por jagunços de fazenda em área indígena, Kaiowá foram alvo de tiroteio, mulheres da tribo foram espancadas e todos os pertences dos índios foram queimados

por Sarah Fernandes, da RBA

Um grupo paramilitar formado por pelo menos 30 homens armados ligados à fazenda Madama, em Kurusu Ambá, em Mato Grosso do Sul, atacaram 60 indígenas Guarani Kaiowá com tiros e fogo. Mulheres foram agredidas, pertences pessoais dos indígenas foram incendiados e duas crianças, de 11 e 10 anos, ficaram desaparecidas. Na manhã de hoje (26), a mais velha foi encontrada. A Fundação Nacional do Índio (Funai) vai iniciar uma ação de busca e a Força Nacional de Segurança já chegou ao local. (mais…)

Ler Mais

Para Ela Wiecko, vice-PGR, homofobia deve ser enfrentada por todas as instituições

Assunto foi tema de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado

PGR

A violência motivada por orientação sexual e identidade de gênero precisa ser enfrentada pelo poder público. Essa foi a defesa da vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, realizada nesta quarta-feira, 24 de junho. Durante a audiência pública convocada pela senadora Marta Suplicy (PT-SP), movimentos sociais apresentaram um documento em que pediram a criminalização da homofobia. (mais…)

Ler Mais

BA – Sim à vida e não para mineração, dizem comunidades de Campo Alegre de Lourdes durante Romaria

Entusiasmo, orações, cantos, literatura de cordel, depoimentos e cartazes denunciando as ameaças e agressões causadas ao meio ambiente, especialmente pela mineração, marcaram a 5ª Romaria em Defesa da Vida, que aconteceu no último domingo (21), em Campo Alegre de Lourdes, na Bahia.

Por Marina Rocha – CPT Centro-Norte/BA – Juazeiro

O sol intenso não arrefece o entusiasmo dos/as 700 e tantos caminhantes que percorreram os dois quilômetros da comunidade de Velame até o sopé do morro Tuiuiú, em Campo Alegre de Lourdes – BA. Era a 5ª Romaria em Defesa da Vida, acontecida no domingo, 21 de junho. Acompanhados das imagens dos santos padroeiros/as das comunidades, orações, cantos, faixas, versos de cordel, cartazes e depoimentos diziam os motivos do ato: a vida é mais importante do que a mineração e todas as crescentes agressões ao meio-ambiente, e Deus estava com os romeiros/as. Com 82% do município sob interesse minerário, com uma mina de fosfato em funcionamento e concessões de pesquisa concedidas, manifestava-se atento e contrário a esta exploração o povo organizado em comunidades de base, sindicato e associações, com apoio da paróquia, da CPT e de ONGs técnico-ambientais, todos articulados no Fórum de Entidades Populares. (mais…)

Ler Mais

Dom Erwin Kräutler: As palavras do papa incentivarão a defesa da Amazônia

Época On-Line

A publicação da encíclica do papa Francisco repercutiu no mundo inteiro. Não por acaso: é a primeira vez que um papa dedica um documento dessa importância ao tema da ecologia. Para escrever as 190 páginas de Laudato Si , o papa se consultou com cientistas, ativistas e movimentos sociais do mundo inteiro. Uma das pessoas que contribuíram é o bispo do Xingu, Dom Erwin Kräutler. Dom Erwin atua na Amazônia, com sede em Altamira (PA), na defesa de povos indígenas e comunidades locais. Sua militância social e ecológica fizeram dele alvo de ameaças de pistoleiros da região. Descrevi ao Papa Francisco a realidade da Amazônia e as condições em que vivem os seus povos , disse o bispo. Em entrevista por e-mail, dom Erwin falou sobre a encíclica e sobre como a defesa do meio ambiente passará a ser parte do engajamento da vida dos católicos. (mais…)

Ler Mais

ES – Conceição da Barra: Procuradora federal checa denúncia de roubo de madeira em Angelim II na segunda-feira

Ubervalter Coimbra, Século Diário

A procuradora federal Carolina Augusta da Rocha Rosado marcou para a próxima segunda-feira (29), às 13 horas, visita à comunidade de Angelim II, no município de Conceição da Barra, norte do Estado. Não se trata de simples cortesia: a procuradora verificará no local a denúncia do corte de todo o eucalipto plantado pela Aracruz Celulose (Fibria) na terra, que tomou em 1972.  (mais…)

Ler Mais

Suprema Corte norte-americana decreta direito a casamento gay em todo o país

Da Agência Lusa, na Agência Brasil

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos decretou hoje (26) que o casamento homossexual é um direito em todos os estados do país, em uma decisão considerada histórica.

O Supremo Tribunal considerou que a Constituição dos Estados Unidos exige que todos os estados reconheçam e formalizem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. (mais…)

Ler Mais

Mapa dos Quilombos: a geografia da resistência

Por Léo Rodrigues e Gésio Passos, Portal EBC

Um eldorado negro. Esse é o título da canção composta por Gilberto Gil em homenagem aos quilombos. A referência à riqueza dessas comunidades não é gratuita. Embora pesem as dificuldades financeiras e econômicas, as populações quilombolas guardam valiosos patrimônios: conhecimentos de plantas medicinais, técnicas produtivas de agricultura familiar, registro oral da história de povos negros do Brasil e uma enorme efervescência cultural que abrange a culinária, os cantos, os cultos, as festas e diversos outros tipos de manifestações. (mais…)

Ler Mais

Projeto Ibaorebu: compromisso com a cultura e com os direitos do Povo Munduruku

Izabel Gobbi e André Ramos, Funai

Entre os dias 01 a 16 de junho foi realizada a XII Etapa Intensiva do Projeto Ibaorebu de Formação Integral Munduruku, momento em que os cerca de 200 cursistas de Magistério Intercultural, Técnico em Agroecologia e Técnico em Enfermagem se reuniram na Aldeia Sai-Cinza, localizada na região do Alto Tapajós, no estado do Pará. (mais…)

Ler Mais