Série Gente Awá episódio 1 – Nossa Casa: Guarani-Kaiowá

Considerados hoje o segundo maior grupo indígena do país, com quase 50 mil pessoas, os Guarani-Kaiowá enfrentam uma difícil situação social devido à forte pressão política do agronegócio. Diante da total impossibilidade de constituir uma vida digna nas antigas reservas onde até hoje estão confinados, eles organizam, desde os anos 80, um dos mais persistentes movimentos de luta pela terra no Brasil. O filme mostra as consequências da lentidão no processo judicial de seus territórios tradicionais na região do Mato Grosso do Sul. Atualmente, são mais de 30 acampamentos reivindicando a demarcação dos chamados tekoha – “o lugar onde se pode viver do nosso jeito”.

(mais…)

Ler Mais

Normas para visitação turística em terras indígenas proíbe fotos sem autorização e ações missionárias

Redação Yandê

A Instrução Normativa 3/2015 foi publicada pela Funai com o objetivo de regulamentar a entrada de não-indígenas para visitação com fins turísticos nas Terras Indígenas. Algumas condutas não serão toleradas como antes.

A proibição em levar bebidas alcoólicas é antiga em territórios indígenas, porém é muito comum o consumo escondido e venda dentro de algumas terras indígenas. Um grande desafio é a fiscalização dentro das comunidades. Outro ponto importante é não poder divulgar imagens sem autorização, realizar ações missionárias, retirar materiais biológicos e conhecimentos tradicionais, portar armas de fogo, entre outros: (mais…)

Ler Mais

Revista TrabalhoNecessário recebe submissões para seu nº 21 até o dia 30 de agosto

A TrabalhoNecessário receberá, até o dia 30 de agosto de 2015, submissões para o número 21 da Revista. Os textos enviados podem ser artigo, notas de pesquisa e comunicação, resenha e crítica, e memória e documentos.

Os autores devem enviar seus trabalhos para [email protected], obedecendo às normas para publicação (consulta AQUI). Outras informações podem ser obtidas no mesmo endereço eletrônico. Na oportunidade agradecemos a acolhida e a divulgação da TrabalhoNecessário – Revista Acadêmico-eletrônica em Trabalho e Educação. (mais…)

Ler Mais

Irmã Dorothy pode ser a santa padroeira da próxima encíclica do Papa Francisco

IHU – A reportagem é de John L. Allen Jr., publicada por Crux, 11-06-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa:

Quando a carta encíclica do Papa Francisco sobre o meio ambiente for publicada em 18 de junho, parecerá óbvio para a maioria das pessoas quem é o santo padroeiro do documento: São Francisco de Assis, o grande amante de toda a criação que viveu nos séculos XII e XIII e cujo famoso “Cântico das Criaturas” dá o título ao texto pontifício: Laudato Si’.

No entanto, Francisco deixou escapar nesta quinta-feira (11 de junho) uma pista indireta de que há um outro forte candidato a patrono, alguém muito mais perto no tempo e que ainda não foi declarado santo formalmente: a IrmãDorothy Stang, missionária americana assassinada no Brasil em 2005 ao defender a floresta amazônica e os direitos dos agricultores pobres. (mais…)

Ler Mais

Articulação Nacional das Pescadoras: Carta das Pescadoras para a Presidenta Dilma

Prezada Presidenta Dilma, com muita revolta e indignação, acompanhamos as discussões em torno da Medida Provisória 665 e dos decretos 8424 e 8425 que visam extinguir direitos trabalhistas e previdenciários das comunidades tradicionais pesqueiras, especialmente das trabalhadoras da pesca artesanal.

Lamentamos profundamente a sua falta de sensibilidade em relação aos impactos que essas leis podem causar na vida de milhares de mulheres pescadoras em todo Brasil. Estamos espantadas com a profunda falta de conhecimento do governo em relação ao nosso modo de vida, especialmente no que se refere à postura antidemocrática e machista com a qual estão conduzindo este processo. (mais…)

Ler Mais

A ocupação do Congresso: contra o quê lutam os índios?, por Artionka Capiberibe e Oiara Bonilla*

“Ser indígena significa que el proyecto de Estado nación no triunfó, [..], que el territorio no es único, que la lengua no es única y que no hay una sola ciudadanía”. (Gladys Tzul, liderança maya e cientista política)

Política e modelo econômico. É nesse âmbito que, há séculos, os direitos indígenas vêm sendo tratados.(2) O debate contemporâneo é mais uma reedição da história que se instaurou com a invenção da América pela invasão europeia, e que vem obrigando as populações indígenas a uma criatividade constante para dar conta da relação com esse Outro pouco complacente e muitas vezes implacável.(3) (mais…)

Ler Mais

Pesquisas mostram que polícia prende. E os juízes também, por Marcelo Semer

Em Contracorrentes/Justificando

Duas pesquisas recentemente publicadas consolidaram dados assustadores sobre o sistema penal e ajudam a desfazer alguns mitos, entre os quais de que o Brasil é o país da impunidade.

Pelos números obtidos, é possível constatar que o encarceramento continua em grande ascensão no país, com 74% de crescimento no número de presos nos últimos sete anos. E que, em desconformidade com o senso comum que muitos incautos e populistas propagam, a polícia prende e os juízes não soltam. (mais…)

Ler Mais

Resex de Canavieiras, Bahia, cria moeda social e muda realidade local

Moeda é usada para comprar produtos dos extrativistas ou fazer compras no comércio da região

Por Nana Brasil, no ICMBio

Brasília (19/05/2015) – Já imaginou poder ir ao mercado, à farmácia, ao posto de gasolina, ao salão de beleza e até mesmo pagar contas de água e luz sem precisar de um real sequer? E não se trata aqui de cheque ou cartão de crédito, mas de outra moeda: o moex, que circula no município de Canavieiras, sul da Bahia, e vem transformando a realidade do lugar. O nome escolhido remete à Reserva Extrativista (Resex) de Canavieiras, Unidade de Conservação (UC) cuja comunidade foi responsável por sua implementação. (mais…)

Ler Mais

O Sal da Terra – Salgado, desenhista da luz no mundo de sombras

“Somos um animal muito feroz; somos terríveis,” diz Sebastião Salgado no documentário dedicado a ele por Wim Wenders

Por Léa Maria Aarão Reis, na Carta Maior

Quando se refere à nossa espécie, a frase do mineiro Sebastião Salgado, um ícone vivo da fotografia do nosso tempo, permeia o espírito do festejado documentário sobre sua extraordinária obra, O Sal da Terra (The salt of the earth, de 2014), que há mais de três meses lota cinemas nas principais cidades do Brasil. (mais…)

Ler Mais

I Marcha contra a Violência Indígena no Alto Solimões foi realizada em Tabatinga, AM

Principal objetivo foi chamar a atenção das autoridades para o alto índice de violência entre jovens indígenas

EBC

Neste dia 12 de junho, aconteceu na Comunidade Ticuna de Belém do Solimões, em Tabatinga, a I Marcha contra a violência nas aldeias indígenas do Alto Solimões. Teve como principal objetivo chamar a atenção das autoridades para o alto índice de violência entre jovens indígenas. (mais…)

Ler Mais