Entre os dias 19 e 20 de março, em Salvador/BA, pescadoras/es e agentes do CPP-BA participaram de oficina de comunicação promovida pelo CPP Nacional. A iniciativa busca levar para os regionais do CPP e para as comunidades pesqueiras conhecimentos sobre o uso da comunicação na perspectiva de fortalecer a luta dos pescadores e das pescadoras do Brasil.
Vindos das comunidades de Ilha de Maré, Rio dos Macacos e Santo Amaro, os pescadores e as pescadoras, junto aos agentes do CPP, puderam discutir e refletir sobre os usos da comunicação no Brasil. “Nós não nos sentimos representados nos grandes veículos de comunicação”, comentou uma das participantes. O grupo pôde conhecer a Campanha pela democratização dos meios de comunicação no país, e compreender a urgente necessidade em garantir o direito à comunicação para toda população brasileira.
“A comunicação deve servir a todos e todas, se isso não acontece, continuamos na mesma lógica de reforçar as opressões, só interessante para quem está hoje no poder. É preciso que as comunidades se empoderem disso, e lutem por uma comunicação realmente democrática. Isso vai influenciar e ajudar na luta por outros direitos”, explicou a assessora de comunicação do CPP Nacional, Mª Arméle Dornelas, responsável pela construção da oficina.
O grupo ainda pôde conhecer instrumentos para visibilizar suas demandas, lutas e denúncias, além de compreender como eles podem ser utilizados.
As próximas oficinas de comunicação acontecerão no Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Pará e na região do São Francisco na Bahia.