SEPPIR quer estimular a produção de comunidades tradicionais por meio de parcerias

Em audiência na Secretaria da Micro e Pequena Empresa nesta quarta-feira (18), ministra Nilma Lino Gomes ressalta a importância de agregar valor aos produtos produzidos por mulheres quilombolas

SEPPIR

Incentivos à produção das comunidades tradicionais, com ênfase nas mulheres quilombolas, foi a pauta levada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República durante audiência com o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, e com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. O encontro aconteceu na última quarta-feira (18), em Brasília – DF, e contou com a presença do presidente da empresa Mundo Verde, Carlos Wizard Martins.

Na discussão, estava incluída a compra de produtos diretamente de cooperativas de agricultura familiar e de assentados, no âmbito do plano Brasil Sem Miséria, no sentido de incentivar a agroecologia e a produção de alimentos orgânicos. Nesta sentido, a ministra da SEPPIR, Nilma Lino Gomes, ressaltou a necessidade de estimular a produção das comunidades tradicionais, com foco nas cooperativas de mulheres quilombolas. “É importante revelar o protagonismo dessas comunidades, destacando o papel das cooperativas de mulheres quilombolas, numa perspectiva de ação afirmativa”, afirmou a ministra. “Precisamos pensar conjuntamente em propostas criativas para agregar valor a esses produtos e assim ampliar os mercados e criar oportunidades de trabalho para o segmento”, enfatizou Nilma Lino Gomes.

Também participaram da reunião o secretário-executivo da SEPPIR, Giovanni Harvey, e a secretária de Comunidades Tradicionais, Givânia Silva.

Foto: Ministra destacou a necessidade de incentivos à produção das comunidades tradicionais, com ênfase nas mulheres quilombolas. Foto: Kamilla Pacheco/SEPPIR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.