Nota de falecimento do indígena Abrão da Silva Sousa, Macuxi

abrao macuxi

O Conselho Indígena de Roraima (CIR), lamentavelmente, comunica o falecimento do indígena Abrão da Silva Sousa, da etnia Macuxi, ocorrido na manhã de hoje, 28 de novembro, na comunidade indígena Maturuca, região das Serras, Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Ao mesmo tempo, presta solidariedade aos familiares e amigos.

De acordo com informações de lideranças indígenas da comunidade indígena Maturuca, há dois dias Abrão se queixava de dores urinárias e estomacais, o que se agravou na noite de ontem e não resistindo foi a óbito hoje pela manhã. A equipe de saúde indígena e enfermeiros da comunidade prestaram os devidos atendimentos, mas não foi possível a recuperação do mesmo.

A Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) providenciou a remoção do corpo para a Boa Vista, onde deverá passar pelos procedimentos no Instituo Médico Legal (IML) e em seguida será transladado para a região da Raposa, município de Normandia, local de origem do indígena, onde será o sepultamento.

O jovem líder indígena, Abrão da Silva Sousa há mais de quatro anos na região das Serras, exerceu a função de Tuxaua na Comunidade Indígena Waramaba e atualmente assumia a Vice-coordenação do Centro Local Caraparu. Formado em Bioquímica, pela Universidade de Cuba, Abrão era conhecido como o médico indígena. Anteriormente, já tinha trabalhando em outras regiões.

O CIR e os povos indígenas de Roraima lamentam a perda de mais um guerreiro indígena que sempre lutou, incansavelmente, com voz ativa no movimento indígena pelo respeito e valorização da cultura, principalmente pelo cumprimento e garantia do direito indígena.

Conselho Indígena de Roraima

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.