Caiçaras e Pescadores do Paraná: Na Vela e no Lampião, onde a luz NÃO é para todos…

Combate Racismo Ambiental

Vídeo de protesto realizado pela Associação de Comunidades Tradicionais de Pescadores Artesanais e Caiçaras de Barra do Ararapira, Tibicanga, Sibuí, Barbados, Canudal, Vila Fátima, Varadouro, Abacateiro e Saco do Rita, juntamente com o Movimento de Pescadores e Percadoras Tradicionais do Litoral do Paraná, denunciando a violação de sua dignidade e de seus direitos humanos.

Embora distantes apenas 130 km de Curitiba, essas nove comunidades do Paraná há 20 anos lutam para ter acesso à luz e à energia. A Copel, empresa responsável pelo fornecimento de energia no estado, instalou placas de energia solar em suas casas, mas elas simplesmente não funcionam, por conta das condições geográficas da região.

Depois de muitas reclamações não atendidas, as cerca de 400 famílias das comunidades se reuniram e decidiram retirar cuidadosamente os painéis e desmontar os equipamentos (o que já foi feito, como o vídeo mostra), guardando-os cuidadosamente, para que a Copel leve-os para instalar em comunidades onde eles funcionem. Segundo explicação dada pela Copel, o fornecimento de energia elétrica teria sido proibido pelo ICMBio. Para pescador@s, caiçaras e suas família, não interessam desculpas. O que importa de fato é que seu direito à luz e à energia seja respeitado.

Vídeo enviado para Combate Racismo Ambiental por Mercedes Solá, do MPP Litoral Paraná.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.