Será realizado durante os dias 18 e 19 de novembro o 2º Ciclo de Debates sobre a consciência negra e a questão racial na contemporaneidade. O evento é uma promoção do Departamento de Educação da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba. Ao longo dos dois dias serão ofertados 15 minicursos e três mesas redondas que abordarão diversos assuntos sobre as relações sociais e étnicas. Os encontros e discussões serão realizados durante a manhã, tarde e noite, com a participação de vários professores e pesquisadores ligados aos movimentos sociais.
Todas as atividades do Ciclo de Debates serão realizadas no Centro de Integração Acadêmica, no Campus de Campina Grande. Os alunos interessados em participar podem se inscrever de forma gratuita nos dias 10 e 11 de novembro, na Sala 335, 3º andar, em Bodocongó, durante os horários das 8h às 11h e das 18h30 às 20h. O evento é realizado pelo trabalho conjunto de diversos programas desenvolvidos na UEPB.
As mesas redondas que terão a participação de professores da UEPB e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) serão: A questão racial na contemporaneidade; O lugar do povo negro na literatura e no cinema; e Educação africana e afro-brasileira na escola: experiências de estudos e pesquisas. Todos os participantes receberão certificado após comprovação de presença.
Já a lista de minicursos oferecidos contém as seguintes opções: A visualidade do negro através das imagens humorísticas; A lei 10.639/2003 história local e memória: vivências em escolas rurais e quilombolas; Literatura afirmativa afro-brasileira: uma possível abordagem dos contos para a prática docente; Raízes da história: Contribuições do texto literário à efetivação da lei 10.639/2003; Direitos Humanos e cultura afro-brasileira; Histórias em quadrinho e Literatura de Cordel: análises e perspectivas étnico-raciais na formação docente; A influência da cultura negra na fitoterapia brasileira; O patrimônio cultural afro-brasileiro: música, dança e sabores.
Ainda constam na lista de minicursos: O preto é lindo e eu não minto: discutindo identidade cultural negra em sala de aula; A história africana e afro-brasileira: dilemas e desafios na sala de aula; O papel da escola na discussão étnico-racial: porque refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira?; Lei 10.639/2003 e as vivências pedagógicas em sala de aula; Da teoria para a prática: trabalhando as relações étnico-raciais nas salas de aula da educação infantil e do ensino fundamental I; Desafio do ensino da História da África a luz da lei 10.639/2003; e Possibilidades e desafios para implementação da temática afro-brasileira e africana no cotidiano da educação infantil.
Para conferir o dia e todos os horários das atividades oferecidas durante o 2º Ciclo de Debates sobre a Consciência Negra, acesse a programação completa do encontro, ou entre em contato pelo telefone (83) 3344-5315.