Isidoro: quando o discurso dissimula o cotidiano (documentário)

Entre Belo Horizonte e Santa Luzia, Minas Gerais, a região do Isidoro proporciona um exercício atualmente prático da proposta lefebvriana da produção capitalista do espaço urbano, pelo viés ambiental. De um lado, uma massa social carente mobilizada por um pedaço de terra, para a construção solidária de casas próprias. De outro, os promotores imobiliários motivados a reproduzir a cidade como mercadoria, com um convite seletivo à sociedade. E, tendente a estes, o poder público disposto a seguir com o projeto de cidade-empresa, por meio de viabilizações legais.

Em tal conflito e, confessadamente, propenso também a um lado, porém, o historicamente injustiçado, o documentário “Isidoro – quando o discurso dissimula o cotidiano” procura desvendar a invocação escusa da bandeira verde no planejamento urbano vigente, em meio a uma mistura de romantismo ecológico e tecnicismo científico, e, também, destacar a presença de cidadãs e cidadãos na luta pelo exercício do direito à moradia, considerado a porta de entrada dos demais. Para tanto, esta produção está estruturada em três principais capítulos, a fim de explorar as práticas dos grandes agentes produtores da cidade contemporânea, as perversas representações público-privadas e os espaços do dia a dia de moradoras/es, vividos nas Ocupações Vitória, Esperança e Rosa Leão.

Em formato audiovisual, o presente recurso possui o propósito de ser um meio de visibilidade popular dos politicamente invisíveis; uma prestação de contas à comunidade, pelo investimento público em pesquisas; e um modo de popularização da ciência (humana e social), tão necessária e clamada por todas/os aquelas/es que anseiam pelo pleno direito à cidade, um direito de construir ativamente o espaço social e, assim, apropriar-se da vida social.

Roteiro: Pacelli Teodoro. Direção: João Freitas. Produção: F Imagens.

Realização:

Projeto de pesquisa “O urbanismo ambiental e os projetos de cidade: ecológica, sustentável e saudável”.
Programa Básico de Planejamento Urbano e Regional (processo 160002/2012-5).
Pós-doutorado Júnior – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Débora Barcellos Teodoro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.