Incra entrega assentamento Chico Mendes a trabalhadores rurais de Crixás (GO)

Novas formas de manejo da terra implica numa agricultura familiar agroecológica e orgânica; na criação de animais de pequeno porte, entre outros. Foto: Arquivo - Incra
Novas formas de manejo da terra implica numa agricultura familiar agroecológica e orgânica; na criação de animais de pequeno porte, entre outros. Foto: Arquivo – Incra

INCRA – A longa espera que marcou a vida de 204 famílias de camponeses sem terra acampadas em vários municípios do estado de Goiás está chegando ao fim. Nesta sexta-feira (25), os trabalhadores rurais receberão oficialmente, com a presença do presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes, o projeto de assentamento Chico Mendes, no município de Crixás (GO), no norte goiano.

O assentamento está sendo implantado na antiga fazenda Bonanza / Cavalgada Grande. O ato de Implantação, que contará com a abertura simbólica da porteira para a entrada definitiva dos camponeses na propriedade rural, será às 11h e terá a participação do superintendente do Incra em Goiás, Jorge Tadeu Jatobá Correia; do prefeito de Crixás, Orlando Naziozeno; de parlamentares municipais, estaduais e federais; além das lideranças do Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A posse da antiga fazenda Bonanza / Cavalgada Grande em favor do Incra é uma conquista histórica. O imóvel foi alvo de disputa judicial desde 2009.”Estamos implantando o assentamento e levando, ao mesmo tempo, um cronograma para infraestrutura e acesso às políticas públicas, para que as famílias possam ter, o mais rápido possível, capacidade de produzir e viver com qualidade”, enfatizou o presidente do Incra, Carlos Guedes.

Segundo o superintendente do Incra, os assentamentos da reforma agrária passarão a ter nítido foco na sustentabilidade ambiental e econômica. A nova forma de manejo da terra implica numa agricultura familiar agroecológica e orgânica; na criação de animais de pequeno porte; no cultivo de hortifrutigranjeiros; no aproveitamento de frutos do Cerrado; na preservação da flora e fauna silvestres, além da piscicultura e meliponicultura.

“O presidente do Incra e nós, da superintendência, iremos fazer deste ato na fazenda Bonanza uma oportunidade para frisar a importância da reforma agrária como política pública governamental inclusiva social e economicamente. Vamos conclamar os municípios e o estado de Goiás para atuações conjuntas em prol do desenvolvimento da atividade rural familiar”, ressalta o superintendente.

Sobre a área

A fazenda Bonanza/Cavalgada Grande se destaca por ser a maior área obtida para o programa de reforma agrária em Goiás desde 2010. O imóvel possui 8.637,90 hectares, onde o Incra estima assentar 204 famílias. Sua indenização como grande propriedade rural improdutiva custou ao Incra R$ 20.272.291,29.

Não obstante ter sido classificada como grande propriedade improdutiva há quatro anos, sofreu óbices judiciais e somente em 2013 o Incra conseguiu superar todos os entraves na justiça federal, conquistando a imissão na posse do imóvel.

Norte goiano

A região norte de Goiás, composta por 26 municípios, está em franca expansão da agricultura familiar. Já são 93 assentamentos da reforma agrária, nos quais vivem mais de 6 mil famílias produzindo para o mercado local. Somente em Crixás, município com aproximadamente 16 mil habitantes, existem seis assentamentos, totalizando 366 famílias.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.