“Copa pra quem?”

Foto: Mídia Ninja
Foto: Mídia Ninja

Ibase

A foto acima está causando muita discussão nas redes sociais. Nela, um grande contingente de policiais cerca um grupo de manifestantes em menor número e os impede de sair do cordão de isolamento. Visto de cima, o evento poderia até ter um quê de carnavalesco, pois lembra os blocos de Salvador e do Rio. Mas, de perto, ele nada tem a ver com folia, brincadeira e alegria. Traz a constatação de que no Rio, em São Paulo, em Recife, Porto Alegre e nas capitais sede da Copa do Mundo a manifestação, na visão da segurança pública, está proibida nesse período.

Preocupado com as versões na mídia tradicional, Pablo Ortelado, professor de Gestão Pública da USP, desabafou, nas redes sociais, quando soube que Marcio Moretto Ribeiro, seu colega na universidade, tinha sido preso:

“Qualquer matéria sobre a manifestação de hoje em São Paulo que não mencione que: 1) a manifestação seguia pacífica e foi gratuitamente atacada pela polícia; 2) que os policiais estavam em número muito elevado e emboscaram a manifestação; 3) que os policiais, como de costume, estavam sem identificação; e 4) que as prisões de manifestantes foram completamente arbitrárias e abusivas, não é uma matéria jornalística. É apenas falsificação dos fatos e propaganda política. Muitos editores creem que estão sendo responsáveis ao relatar seletivamente os fatos de maneira a não incentivar novas manifestações”.

Jornalistas também relataram agressões policiais no protesto.

Feita por vários movimentos sociais, a pergunta “Copa pra quem?” tem cada vez mais pertinência.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.