MS – Indígenas voltam fechar a MS-156 por mais saúde

Indígenas de Dourados voltaram a bloquear ontem a MS-156, de acesso entre Dourados e Itaporã (Foto : cido costa/douradosagora)
Indígenas de Dourados voltaram a bloquear ontem a MS-156, de acesso entre Dourados e Itaporã (Foto : cido costa/douradosagora)

Hoje, comissão criada pelos indígenas vai a Brasília (DF) para uma reunião com o Governo Federal e representantes da coordenação geral da Sesai

Do Progresso

Indígenas da Reserva de Dourados voltaram bloquear, ontem, a rodovia MS-156, que foi liberada durante a tarde. Lideranças garantem que hoje a pista fica livre e o protesto contra o serviço de saúde prestado aos indígenas continuará apenas nos quatro postos, localizados nas aldeias Jaguapiru e Bororó.

Na semana passada a MS-156, de acesso entre Dourados e Itaporã, foi bloqueada durante dois dias, entre os horários das 7h às 17h. Ontem, os indígenas permitiram a passagem apenas de ônibus circulares, viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de outras ambulâncias e veículos oficias. Os manifestantes lutam por melhorias no atendimento médico das aldeias de toda região, tanto que em municípios vizinhos ocorreram protestos semelhantes.

Hoje, uma comissão criada pelos indígenas viaja a Brasília (DF) para uma reunião com o Governo Federal e representantes da coordenação geral da Sesai. O objetivo do encontro é buscar uma solução para o atendimento médico aos indígenas que segundo eles, é precário.

Como tem sido noticiado, as lideranças reclamam da falta de medicamentos, funcionários e também do sucateamento dos postos de saúde e hospital nas aldeias.

A Polícia Militar Rodoviária alerta aos motoristas que pretendem trafegar pela região, para que utilizem rotas alternativas como a BR-163 e o Anel Viário, caso ocorram novos manifestos com fechamento da MS-156.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.