Operários denunciam trabalho escravo em construtora de BH

trabalho_escravo02Renata Evangelista, Hoje em Dia

Onze operários, vindos de diversos estados brasileiros, denunciaram, nesta quinta-feira (25), que estão trabalhando em condições análogas à escravidão. Eles informaram aos militares do 5º Batalhão que foram contratados pela empresa L. Xavier Construções Ltda., que presta serviço para a Tenda Construtora, mas o acordo firmado não foi cumprido.

Pela manhã, os policiais foram até a casa onde os trabalhadores estão alojados, na rua Crauta, bairro Santa Maria, região Noroeste de Belo Horizonte, e verificaram que alguns deles estavam sem receber salários e alimentação. Os operários, com idades entre 22 e 32 anos, contaram que foram contratados para receber R$ 1.200. No entanto, só eram remunerados com a metade do valor. Além disso, conforme denúncia do grupo, a empresa descontava irregularmente a taxa referente ao vale-transporte.

Os ajudantes de pedreiros e carpinteiros vieram de Tocantins, Alagoas, Pernambuco, Goias e do interior de Minas para trabalhar na construção de um prédio que está sendo erguido na rua Brenda, bairro Carmargos. Alguns operários foram dispensados pela empresa, mas não receberam seus direitos trabalhistas.

A polícia está no local aguardando o responsável pela empresa para registrar a ocorrência.

Por meio de nota, a construtora Tenda informou que a L. Xavier era fornecedora da empresa na obra do edifício Assunção Life até a última segunda-feira (22). Como a terceirizada abandonou a obra, a Tenda está levantando os custos salariais remanescentes e fará o acerto com os trabalhadores, juntamente com o sindicato que os representa, no menor prazo possível.

A empresa esclarece, ainda, que todos os trabalhadores receberam alimentação desde o abandono do fornecedor, o que pode ser comprovado com os recibos do restaurante que fornece as refeições. A construtora reforçou que já está notificando a L. Xavier pelos contratos dos trabalhadores.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José  Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.