Itália proíbe milho transgênico da Monsanto

monsanto31_0_1Três ministros italianos – da agricultura, da saúde e do meio ambiente – assinaram um decreto banindo o cultivo do milho transgênico da Monsanto MON810.

Em pratos limpos, na FGV

O ministro da agricultura citou os impactos negativos à biodiversidade como principal justificativa para a publicação do decreto.  “Nossa agricultura é baseada na biodiversidade, na qualidade, e precisamos continuar a buscar esses objetivos, sem jogos [os transgênicos] que mesmo do ponto de vista econômico não nos tornariam competitivos”, declarou o ministro.

Enquanto as aprovações para o cultivo de transgênicos na Europa são definidas de forma conjunta no nível da União Europeia, governos nacionais podem, individualmente, estabelecer salvaguardas caso considerem que o plantio represente riscos para a saúde ou o meio ambiente.

No ano passado, a França estabeleceu uma moratória similar aos transgênicos.

Segundo a maior organização de agricultores da Itália, a Coldiretti, uma pesquisa recente apontou que cerca de 80% dos italianos apoiam a proibição.

N. E.: Até hoje a União Europeia só autorizou o cultivo de dois transgênicos: o milho MON810, da Monsanto, tóxico a lagartas, e a batata Amflora, da Basf, modificada para produzir amido industrial, que foi um fiasco de mercado e já teve a comercialização suspensa pela Basf.  Antes da Itália, outros nove países europeus já tinham proibido o cultivo do milho da Monsanto: Polônia, Alemanha, Áustria, Hungria, Luxemburgo, França, Grécia, Itália e Bulgária.

Com informações da Reuters.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.

Comments (1)

  1. Aqui no Brasil o governo autorizou o uso do milho na fabricação de cervejas. O milho que usamos para iguarias como cuzcuz, mingau é transgênico, tendo nas embalagens o T, mas o curioso é que não se encontra mais milho nos mercados sem o T. A ração dos cachorros e gatos são na sua maioria transgênicos. Assim, não adianta uma boa performance na economia (apesar se ser esse o único indicador do governo) com uma população que vem consumindo cada vez mais produtos transgênicos cujo danos que causam a saúde e ao meio ambiente vem sendo cada vez mais negativamente comprovados. Pensando no carnaval “E o rei momo dança”

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.