Por Vivian Fernandes, da Radioagência NP, na Página do MST
Pelo menos 25 crianças morreram após ingerir merenda escolar contaminada por agrotóxicos na Índia. Dezenas de crianças, de 4 a 12 anos de idade, estão sendo tratadas em hospitais e muitas estão em estado grave.
O caso ocorreu em uma escola da vila de Gandamal, no estado de Bihar. Uma investigação inicial aponta que os alimentos podem ter sido contaminados por pesticidas usados em plantações de trigo e arroz da região.
A refeição oferecida às crianças na terça-feira (16) fazia parte do programa Merenda Escolar do Meio-Dia do governo indiano, que alcança 114 milhões de crianças.
O projeto oferece refeições gratuitas como estratégia para enfrentar a fome e a desnutrição infantil, além de combater o abandono escolar. No início o programa foi bem sucedido, mas depois passou a ter problemas com desperdício e corrupção.
Os pais e vizinhos das crianças vítimas da intoxicação alimentar se revoltaram contra as autoridades locais. A reportagem da BBC, que estava no estado indiano, relatou que os dirigentes locais foram perseguidos nas ruas pela multidão em fúria. Os manifestantes fecharam estradas, estações de transporte e atearam fogo em carros.
O chefe do estado de Bihar, Nitish Kumar, ofereceu indenização de 200 mil rúpias (cerca de R$ 7,5 mil) aos pais das crianças mortas.