Sabe por que favela queima? Porque é feita de ignorância, por Leonardo Sakamoto

Protesto dos moradores do Moinho.  Foto - Leonardo Sakamoto
Protesto dos moradores do Moinho. Foto – Leonardo Sakamoto

Blog do Sakamoto – Um incêndio consumiu parte de uma favela na região de Heliópolis, em São Paulo, matando – até agora – três pessoas segundo os bombeiros. Ninguém sabe a origem do fogo, mas moradores comentam que pode ser um balão.

O poder público não risca o fósforo, gera o curto-circuito, entulha o lixo que foi combustível da desgraça de uma favela. Muito menos acende a estopa do balão.

Da mesma forma, não são as mãos de líderes religiosos segurando a faca, o revólver ou a lâmpada fluorescente que atacam homossexuais nas grandes cidades brasileiras. O Congresso Nacional, por sua vez, nunca ordenou a caçada aos indígenas no Mato Grosso do Sul, que insistem em reclamar terras que seriam suas por direito. (mais…)

Ler Mais

Snowden revela que Alemanha sabia dos programas de espionagem dos EUA

Angela merkelAnalista norte-americano afirma que NSA age “em conluio” com alemães

Opera Mundi – Os serviços de inteligência alemães sabiam dos programas de espionagem em massa dos EUA, mas não informavam seus detalhes às autoridades, segundo o ex-consultor da CIA Edward Snowden, responsável por vazar dados de programas de espionagem secretos da NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana) à imprensa.

Em entrevista publicada neste domingo (07/07) pela revista alemã Der Spiegel, realizada antes de Snowden se tornar um fugitivo, o norte-americano diz que “eles [a NSA] têm um conluio com os alemães, assim como com a maioria dos países ocidentais”.

“Outras agências não nos perguntam onde conseguimos as informações e nós também não perguntamos a elas. Desse jeito elas podem proteger seus políticos mais importantes da repercussão caso se esclareça o quanto as privacidades das pessoas são abusadas pelo mundo”, afirmou Snowden.

Essas novas informações aparentemente desmentem a indignação do governo alemão quanto à espionagem da NSA. A chanceler Angela Merkel e outras altas figuras políticas da Alemanha classificaram essa prática “entre sócios e amigos” como “inaceitável”, uma vez que “a Guerra Fria acabou”. (mais…)

Ler Mais

Brasil foi o mais espionado depois dos EUA, em 2012. Governo pede explicações aos Estados Unidos e Patriota divulga comunicado

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, em Paraty, após ler comunicado à imprensa. Foto: Reprodução G1
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, em Paraty, após ler comunicado à imprensa. Foto: Reprodução G1

Em Paraty, ministro das Relações Exteriores leu declaração. ‘O Globo’ teve acesso a dados coletados por Edward Snowden.

Do G1, em Paraty

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, se pronunciou durante coletiva na tarde deste domingo (7), em Paraty, no Rio, sobre o Brasil ser alvo da vigilância do governo dos EUA. O jornal “O Globo” teve acesso a dados coletados por Edward Snowden, ex-técnico da CIA que denunciou um gigantesco esquema de espionagem liderado pela Agência Nacional de Segurança dos EUA.

Patriota disse que o governo brasileiro recebeu com grave preocupação a notícia de que a comunicação eletrônica dos brasileiros era alvo de espionagem dos norte-americanos.

O ministro disse que o governo solicitará esclarecimento a Washington e ao embaixador norte-americano no Brasil. “O governo brasileiro promoverá no âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT) em Genebra, o aperfeiçoamento de regras multilaterais sobre segurança das telecomunicações. Além disso, o Brasil lançará nas Nações Unidas iniciativas com o objetivo de proibir abusos e impedir a invasão da privacidade dos usuários das redes.” (mais…)

Ler Mais

“Obrigado, Brasil!”: Jornal alemão agradece protestos brasileiros contra os grandes eventos

Zeit Obrigado Brasil

O jornal Zeit citou as manifestações e fez criticas quanto as organizações dos mega eventos

GOAL – O jornal alemão Zeit publicou uma matéria sobre as manifestações populares que acontecem no Brasil durante o período da Copa das Confederações.

Na publicação, o diário germânico agradeceu as críticas do povo brasileiro quanto as organizações dos torneios promovidos pela Fifa e Comitê Olímpico Internacional (COI). De acordo com o jornal, o Brasil está fazendo aquilo que os alemães na Copa de 2006 e os sul-africanos que sediaram o último Mundial deveriam ter feito: questionar os procedimentos da Fifa quanto à realização de um evento como a Copa do Mundo. De acordo com o Zeit, “finalmente uma democracia se levanta contra a Fifa, uma entidade antidemocrática”. (mais…)

Ler Mais

SP – Incêndio em Heliópolis deixou 3 mortos, 19 feridos e quase mil desabrigados, estima prefeitura

Favela-Heliópolis-São-Paulo-300x225Marli Moreira, Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os desabrigados no incêndio ocorrido na madrugada de hoje (7) na favela de Heliópolis, na zona sul da cidade, estão sendo atendidos na quadra da Escola de Samba Imperador do Ipiranga. De acordo com a Defesa Civil do município, 250 famílias perderam suas casas. Conforme os cálculos da Defesa Civil, isso significa que cerca de 860 pessoas ficaram sem casa.

Na tragédia, morreram três pessoas, um homem, uma mulher e uma criança, cuja identidade ainda não foi revelada. Segundo a Defesa Civil, o incêndio deixou 19 feridos, número maior do que os atendimentos feitos pelo Corpo de Bombeiros, que informou um total de oito feridos, dos quais quatro estão em estado grave por queimaduras.

Funcionários da Assistência Social estão cadastrando os desabrigados para avaliar as necessidades de atendimento.

Edição: Nádia Franco

Ler Mais

“O inimigo número da falta de liberdade na América, a ‘terra da liberdade'”

Glenn na Vista Chinesa. Foto: Adriana Lorete
Glenn na Vista Chinesa. Foto: Adriana Lorete

Por Cynara Menezes, em Socialista Morena

Imagine o clichê de um estrangeiro homossexual no Rio de Janeiro: sarado, bronzeado, frequentador das areias de Ipanema de dia e das boates de Copacabana à noite. Pense agora em algo completamente oposto e talvez você se aproxime do perfil e do cotidiano, no Brasil, do jornalista norte-americano Glenn Greenwald, responsável pela reportagem que revelou ao mundo, no início do mês, o sistema de espionagem do governo Barack Obama em telefones, e-mails e perfis nas redes sociais de milhões de cidadãos nos Estados Unidos.

Para começar, Greenwald, cujo blog está vinculado ao jornal britânico The Guardian, não está aqui para informar sobre o Brasil e sabe muito pouco do que se passa ao redor. Na terça-feira 18, quando o encontrei, as manifestações se espraiavam pelas principais capitais, a maior delas no centro do Rio, mas ele tinha uma vaga noção sobre os acontecimentos. Seus olhos estão voltados para o país natal na tela do laptop. Greenwald é um analista político norte-americano que circunstancialmente vive no Brasil, não um correspondente estrangeiro. Em 2012, foi considerado pelo site Daily Beast e pela revista Newsweek um dos dez mais influentes dos Estados Unidos na atualidade. (mais…)

Ler Mais

Rumo a um neo-totalitarismo?

Obama e NSA

Espionagem militar maciça dos EUA apoia-se na cumplicidade das corporações da internet e numa safra de filmes pró-guerra. Felizmente, agora sabemos de tudo  

Por John Pilger, do NewStatesman | Tradução Resistir.Info e Cauê Ameni

Outras Palavras – No seu livro, Propaganda, publicado em 1928, Edward Bernays escreveu: “A manipulação consciente e inteligente dos hábitos organizados e das opiniões das massas é um elemento importante na sociedade democrática. Aqueles que manipulam este mecanismo ocultos da sociedade constituem um governo invisível, o qual é o verdadeiro poder dominante no nosso país”.

Bernays, o sobrinho norte-americano de Sigmund Freud, inventou a expressão “relações públicas” como um eufemismo para propaganda de estado. Ele lembrou, porém, que os que dizem a verdade, e um público esclarecido, são uma ameça permanente ao governo invisível. (mais…)

Ler Mais

Ignacio Ramonet: “Somos todos vigiados”

NSA

Que é a mega-rede global de espionagem montada pelos EUA. Como os cidadãos são monitorados. Por que a denúncia de Edward Snowden é um fato histórico

Por Ignacio Ramonet, em Outras Palavras (Tradução Cauê Ameni)

Nós já temíamos (1). Tanto a literatura de (1984, de George Orwell), como o cinema (Minority Report, de Steven Spielberg) haviam avisado: com o progresso da tecnologia da comunicação, todos acabaríamos sendo vigiados. Presumimos que essa violação de nossa privacidade seria exercida por um Estado neototalitário. Aí nos equivocamos. Porque as revelações inéditas do ex-agente Edward Snowden sobre a vigilância orwelliana acusam diretamente os Estados Unidos, país considerado como “pátria da liberdade”. Aparentemente, desde a promulgação, em 2001, da lei Patriot Act (2), isso ficou no passado. O próprio presidente Barack Obama acaba de admitir: “Não se pode ter 100% de segurança e 100% de privacidade”. Bem-vindos, portanto a era do “Grande Irmão”…

O que revelou Snowden? Este antigo assistente técnico da CIA, de 29 anos, que trabalhava para uma empresa privada – a  Booz Allen Hamilton (3) – subcontratada pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, sua sigla em inglês), vazou para os jornais The Guardian e Washington Post, a existência de programas secretos que tornam o governo dos Estados Unidos capaz de vigiar a comunicação de milhões de cidadãos. (mais…)

Ler Mais

TO – Índios Krahô-Kanela iniciam nova etapa de reivindicações por território

Manzano expõe que divergências dificultam o processo. Foto: MPF/TO
Manzano expõe que divergências dificultam o processo. Foto: MPF/TO

Após ocupação da TI da Mata Alagada devido à situação emergencial dos índios, os dois grupos antes divergentes se unem para agora pleitear o restante de seu território tradicional, de cerca de 40 mil hectares

MPF/TO – Os indígenas krahô-kanela das aldeias Lankraré e Takaiurá estarão unidos para reiniciar a luta pelo território considerado tradicional pela etnia. A decisão será apresentada em documento a ser enviado à Coordenação de Identificação da Funai, em Brasília. Este foi um dos encaminhamentos decididos durante reunião na Terra Indígena da Mata Alagada, no município de Lago da Confusão, realizada durantes esta sexta-feira, 5, e sábado, 6, com intermediação do Ministério Público Federal no Tocantins. O documento deverá detalhar como será feita a ocupação do novo território, caso seja efetivada sua posse pelos índios, por cada um dos grupos.

A reunião com os dois grupos de krahô-kanela aconteceu após a Coordenação de Identificação da Funai argumentar que as divergências entre eles, um dos quais ocupa a terra indígena e outro que permanece acampado fora da reserva, é o motivo para que não seja dada continuidade ao processo que pode culminar na aquisição de mais de 33 mil hectares do território tradicionalmente ocupado pelos krahô-kanela, onde estão enterrados seus antepassados e preservados seus laços e vínculos territoriais. (mais…)

Ler Mais

Evo Morales relata, em Reunião de Emergência da Unasul, o episódio de desrespeito e subserviência de países europeus (11′, com legenda)

Ocupa TV: “Este vídeo é uma seleção exclusiva dos melhores momentos do relato do presidente Evo Morales sobre seu sequestro diplomático na Europa e das manifestações de apoio feitas por Cristina Fernandez, Pepe Mujica e Rafael Correa, legendados em português. Assista verdades que a televisão brasileira há décadas tenta nos esconder”.

Evo Morales, assim como os presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e Daniel Ortega, da Nicaragua, ofereceram asilo humanitário a Edward Snowden, “caçado pelo governo estadunidense por divulgar um programa secreto da CIA de espionagem de milhares de cidadãos pelo mundo através de seus telefones, emails e facebook”.

Ler Mais