Fonte: Combate Racismo Ambiental
Nós, povo Ka’apor da Terra Indígena Alto Turiaçu, do Maranhão também estamos na luta com vocês. Pois, assim como vocês que estão ameaçados, agredidos, estamos nós aqui com os madeireiros no interior de nosso território.
A gente vem sofrendo a décadas na nossa região desde o tempo que a gente foi expulsa de nossas terras ai no Pará.
A gente foi forçado por pessoas da região e pessoas do governo a ir para outras áreas onde já tinha madeireiro derrubando florestas.
A cobiça pela madeira vem destruindo nosso território.
Assim como vocês, a gente vem sendo violentado em nosso território por madeireiros, fazendeiros e caçadores, posseiros.
O governo do maranhão e o governo federal não garantem a proteção e vigilância de nosso território. Não respeitam nossa forma de pensar e viver.
Queremos apenas nossa floresta em pé para continuar dando comida para nossas famílias. Mas, esse direito nosso vem sendo ameaçado nesse momento que assistimos caminhões de madeira sair de nossa mata, e o governo e a polícia não fazer nada.
Assim como vocês, lideranças de nosso povo, que é contra essas agressões ao nosso território, que defendem nossa mata, nosso povo, o futuro de nossos filhos, vêm sendo perseguida, vigiada no interior de nossas aldeias e nas cidades da região.
Já estivemos com nossos parentes daí defendendo o Rio Xingu e as comunidades que dependem dele para viver.
Nossa luta é aqui e ai com vocês. Não vamos deixar que a ganância destrua nossas riquezas naturais que é nossa vida e a vida de nossos filhos.
–
Enviada por José Andrade para Combate Racismo Ambiental.
Foto do original: