Índio terena morre em confronto com a polícia durante desocupação em Sidrolândia (MS)

Celso Bejarano, do UOL, em São Paulo

Um índio terena de 32 anos de idade morreu durante confronto com policiais militares e federais no final da manhã desta quinta-feira (30) na fazenda Buriti, em Sidrolândia (67 km de Campo Grande, ocupada pelos índios 15 dias atrás. Índios e policiais federais entraram em confronto durante ação de reintegração de posse de área da fazenda.

Agentes da Gigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) e da PF usaram bombas de efeito moral e balas de borracha. Os índios usaram pedaços de madeira e pedras. Ao menos quatro índios terena foram feridos. Eles foram levados para o hospital Dona Elmira Silvério Barbosa.

A Justiça Federal já havia determinado o despejo assim que a área foi invadida, em 15 de maio passado, mas a corte recuou dando prazo aos índios, vencido nesta quarta-feira (29). Ontem, contudo, durante audiência participada pelos terena e os fazendeiros da região, em Campo Grande, ficou definido que os índios deviam sair da área.

A fazenda pertence à família de Ricardo Bacha, ex-deputado estadual. Os índios brigam pela posse da área desde o início de 2000, quando a Funai, por meio de estudo antropológico, determinou que a área em questão é dos índios.

17 mil hectares

A União também declarou que a terra é indígena em 2011, mas os fazendeiros ingressaram com recursos e o caso corre até hoje na Justiça. Entre as cidades de Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, existe uma área de 17 mil hectares, onde fica a fazenda Buriti, que seriam dos índios.

Até agora não se sabe quantos índios ocupam a fazenda Buriti. Até semana passada, os líderes indígenas diziam que ao menos 500 terena, entre adultos e crianças, íam resistir a investida policial.

Os indígenas estavam acampados desde 15 de maio. Os donos da área se recusaram a deixar o local e receberam voz de prisão para liberar a área e não aumentar ainda mais a tensão.

Demarcações

No começo de maio, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, criticou a Funai por falhas no processo de demarcação de terras indígenas e disse que o governo prepara um novo modelo, em que outros órgãos do governo seriam ouvidos.

Comments (2)

  1. venho por meio desta comunicar aos reportes e goveno do estado de mato grosso do sul
    que estaremo mobilizando um grande confronto levando em consederação o que fizeram com nosso parente indigena
    a organização de povos indigena se reune hoje as as 1 hora para tratar do assunto da morte do terena na rentegração de posse de terra
    na fazenda buriti
    em fim 30 onibus cheio de indio ira participar dessa guerra que o governo esta mobilizando ja comunicar que os terena de mato grosso estara tambem nessa participção.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.