Órgão seria resultado da fusão da Funai com a Secretaria Especial de Saúde Indígena
Do R7, com Agência Senado
Na segunda parte da reunião da próxima quarta-feira (29) da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), os senadores podem votar proposta (PLS 173/2011) que cria a Secretaria Nacional dos Povos Indígenas. O novo órgão nasceria da fusão da Funai (Fundação Nacional do Índio), subordinada ao Ministério da Justiça, e da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), braço do Ministério da Saúde.
Na pauta da comissão consta também projeto de lei (PLS 3/2010) que assegura aos índios o direito de registrar, na certidão de nascimento, prenomes de origem indígena. A proposta já foi aprovada pela CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa).
Os senadores da CCJ podem ainda examinar Proposta de Emenda à Constituição (PEC 3/2012), que obriga os órgãos e entidades públicas a divulgar a remuneração de seus servidores, e outra PEC (50/2011) que inclui os ex-presidentes da República entre os membros do Conselho da República.
A pauta da reunião desta quarta-feira inclui ainda entre seus 16 itens projeto (PLS 174/2011) que cria a LRS (Lei de Responsabilidade Sanitária). Entre outras medidas, o projeto prevê punição para quem negligenciar o atendimento nos hospitais e para gestores envolvidos em ações fraudulentas e desvios de verba na área da saúde.
Em visita ao presidente do Senado, Renan Calheiros, na semana passada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu apoio para a proposta.