LACED – Gestão territorial em terras indígenas no Brasil, concebido e organizado por Cassio Noronha Inglez de Souza e Fabio Vaz Ribeiro de Almeida, e contando com a colaboração de Maira Smith e Guilherme Martins de Macedo foi elaborado para servir à preparação de formadores indígenas e não-indígenas, em especial os atuantes nos âmbitos dos níveis de ensino técnico e superior, bem como à prática de indígenas atuando como gestores de ações em suas terras, ou em postos de governo nos três níveis da federação.
Seus autores têm extensa experiência na área, tendo atuado em agências governamentais, não-governamentais, da cooperação técnica internacional e em contato com o meio empresarial, diretamente com povos indígenas, em especial na região amazônica, ou em funções de caráter administrativo.
O livro parte, portanto, de uma visão abrangente das dimensões e desafios que precisam ser enfrentados pelos indígenas na relação com seus territórios, colocados como parte da extensa intervenção governamental que tem sido o processo de regularização fundiária das terras indígenas. A meta não é oferecer a indígenas e não indígenas atuantes na área mais um suporte a cursos tópicos de capacitação, mas sim contribuir para uma formação de caráter denso e crítico.
Às vésperas do deslanchamento da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras indígenas (PNGATI), regulamentada pelo Decreto nº 7.747, de 5 de junho de 2012, trata-se de texto pioneiro no que se propõe e necessário diante dos cenários que se descortinam.