Damocracy: ‘a ditadura das barragens’ (em inglês, mas com depoimentos em português)

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Por que divulgar este filme em inglês? Porque ele é importante mesmo para quem não entende o idioma. Não só boa parte é falada em português, por pessoas que estão à frente da luta contra Belo Monte e por autoridades que as apoiam (como a vice-procuradora geral da República, Deborah Duprat), como ele documenta momentos preciosos desse combate, incluindo a emblemática e emocionante reabertura do Xingu. Fora isso, não fizemos de seu título essa tradução livre (“ditadura das barragens”) sem motivo.

Para demonstrar que a construção de barragens e hidrelétricas está longe de ser a “tecnologia verde e limpa” apregoada pelo capital, Damocracy trabalha, paralelamente, com dois megaempreendimentos em construção: Belo Monte, na nossa Amazônia, e Ilisu, na Turquia. Sobre os danos causados por Belo Monte sabemos muitíssimo bem. Já Ilisu irá, entre outras coisas, inundar uma vasta área da antiga Mesopotâmia onde está a cidade história de Hasenkeyf, destruindo-a totalmente e – lógico – expulsando seus habitantes, com suas histórias e tradições.

O vídeo não fala apenas das comunidades locais afetadas. Ele mostra como, ao longo das décadas mais recentes, o mundo está sendo tomado pela indústria das barragens. E denuncia seus efeitos sobre a vida do planeta, quer em termos de clima, quer no tange à destruição dos rios e das vidas que neles vivem e que deles dependem, das mais diferentes formas, do material ao espiritual.

As traduções para a Turquia já estão prontas e disponíveis na internet. Tomara que a versão para o português chegue logo, e trataremos de postá-la com o maior prazer.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.