Tekoha: A questão indígena em Mato Grosso do Sul, num belo trabalho do MPF

Blog MPF MS 1

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Após algumas publicações em diferentes formatos, o Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul lançou um Blog que é uma bela homenagem aos Guarani-Kaiowá e ao Abril Indígena. Nele, é possível ver informações sobre o estágio de luta e de demarcação de cada uma das comunidades do estado, divididas em quatro grupos: áreas sem estudo; áreas com estudo, mas sem publicação; áreas declaradas; áreas homologadas; ou aldeias urbanas.

Na Apresentação, o MPF afirma:

O panorama é amplo e inclui tanto áreas que já chegaram ao final do processo demarcatório até aquelas em que sequer foram iniciados estudos antropológicos. Em comum, todas as áreas visitadas encontram dificuldades estruturais, violência, fome, preconceito e, supreendentemente, ainda conservam a esperança de dias melhores.

E é essa esperança que leva os índios a permanecer anos a fio na beira de estradas, vivendo precariamente e sonhando em reconquistar a terra de seus antepassados. Eles não querem apenas uma terra, lutam pelo direito de viver no local que consideram sagrado, seu TEKOHA, a terra à qual pertencem. Os indígenas invertem a lógica da sociedade ocidental. A terra não tem um valor de uso, mas um valor em si mesma. É a mãe que fornece todo o necessário para a sobrevivência física e espiritual.

Neste sentido, a conquista da terra é a conquista da própria identidade indígena. Em última instância, não é uma luta por um bem econômico mas pela própria vida.

Acompanhe essa viagem, informe-se, emocione-se e compartilhe.

Vale, de fato, seguir 0 conselho. Os links abaixo encaminham diretamente para os principais dos diversos conflitos. Para cada um, há um vídeo feito pela equipe do MPF na comunidade, um breve texto contextualizando sua história e fotos também tiradas em cada local. Mas penso que muito mais razoável é direto até o Blog, clicando no seu nome: Tekoha.

Laranjeira Ñanderu: Barracos em mata de fazenda

Aldeias Urbanas

Aldeias Urbanas

Índios, em busca de uma vida melhor, foram aglomerados nas cidades. MS teve a 1ª aldeia urbana do Brasil.

ABR 19, 2013

Read More

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.