SUV – Stupid Utility Vehicle, por Marcelo Rubem Paiva*

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O SUV, Sport Utility Vehicle, domina a paisagem das grandes cidades.

O homem comum se cerca de lata, borracha e combustível. Potência, força e altura.

Como uma armadura medieval, o SUV dá a sensação de grandeza e poder à pequenice humana.

É fabricado para aqueles que vivem em áreas rurais e trafegam eventualmente por vias urbanas e rodovias.

Carregam feno, animais, ferramentas.

Têm habilidades off-road, fora da estrada, e tração nas 4 rodas.

Sem preocupações aerodinâmicas, gastam mais. Pesam 3 vezes mais que um carro comum, gastam mais combustível, borracha.

Alguns vêm a diesel, o tóxico combustível de caminhão.

Degradam 3 vezes mais os asfaltos das ruas do seu bairro, ocupam duas vezes mais o espaço em garagens, estacionamentos ou vagas nas ruas. Para carregarem compras, sacolas de supermercado e ração para gatos.

O SUV veio da guerra, dos Jeep [americanos] e Lan Rovers [ingleses].

Para o psicólogo Gladwell Rapaille, consultor dos fabricantes, os usuários do utilitário e sentem mais confiante e seguros. “Quando você olha as pessoas de cima, você sente que domina os outros”. O problema, para Rapaille, é que quando o condutor se sente mais seguro, seu veículo fica menos seguro.

O National Highway Traffic Safety Administration soltou um estudo que indica que motoristas de SUV tem 11% mais chances de morrer em acidente do que pessoas em carros comuns.

É um risco maior no trânsito para pedestres, veículos menores e motos. Acidentes com eles são mais letais. Em 2004, estiveram envolvidos nos EUA em acidentes com vítimas fatais 3 vezes mais do que carros normais de passageiros.

Conclui-se que aquele que usa um SUV para circular numa cidade como Rio e São Paulo não pensa no meio ambiente, no bolso, na segurança alheia e na própria.

Mas tem poder de fogo nas mãos.

Cuidado. O grupo de ambientalistas sueco, Asfaltsdjungelns indianer [The Indians  of The Asphalt Jungle], que acha que donos de SUV não têm direito de usar seus carros pesados e poluentes às custas dos outros, chegava a furar pneus dos utilitários em protesto.

Só no primeiro ano, furou 300 pneus e inspirou outros grupos.

Poluição: comparação entre Toyota Corolla e Land Cruiser.

Vehicle Fuel, city
cycle L/100km
CO2(g/km) CO (g/km) PM10(g/km) NOx(g/km) Noise (dB)
L’ Cruiser Petrol 21.5 387 2.0 N/A 0.09 72
L’ Cruiser Diesel 11.5-15.8 250-340 0.7 0.059-0.078 0.52-0.57 73-75
Corolla Petrol 8.4-11.1 159-198 0.45-0.47 N/A 0.02-0.08 69-71
Corolla Diesel 7.2-7.9 153 0.19-0.24 0.032-0.037 0.39-0.45 71-72

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*Marcelo Rubem Paiva, no Estadão/Blogs.

Enviado por Roberta Graf para Combate Racismo Ambiental.

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