Sem Terra ocupam prédio do Itesp em Araraquara para desapropriar latifúndio

Frederico Daia
Da Página do MST

Na manhã de segunda-feira (11), 100 integrantes do MST ocuparam o prédio da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), em Araraquara. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra exigem que o governo do estado firme parceria com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a implementação de projeto de assentamento na fazenda Martinópolis, localizada no município de Serrana, região de Ribeirão Preto.

A fazenda está ocupada desde o dia 7 de março pelas famílias do acampamento Alexandra Kollontai. A mobilização contou ainda com cerca de 200 mulheres do MST, tendo ocorrido durante a Jornada de Lutas das Mulheres Via Campesina.

A fazenda Martinópolis está em processo de execução fiscal pela dívida de cerca de R$ 300 milhões por sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), além de outros processos trabalhistas e por descumprimento da legislação ambiental. Somados todos seus bens como terra, cana-de-açúcar plantada, indústria de açúcar e álcool e outras benfeitorias, não alcançam os débitos fiscais.

Os Sem Terra do acampamento Alexandra Kollontai já realizaram 8 ocupações e lutam há mais de 4 anos para que a área seja adjudicada pela Fazenda Pública do Estado de São Paulo.

No ano passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) se comprometeu a adjudicar a fazenda, desde que o Incra assumisse o compromisso de implementar o assentamento rural. Em dezembro de 2012, o Incra manifestou, por meio de ofício enviado para o governador e ao diretor executivo do Itesp, a disposição em firmar parceria com o governo para a implantação do assentamento.

As famílias acampadas pressionam para que o governador do estado de São Paulo cumpra a promessa de adjudicar a área. E, para tanto, exigem que o Itesp se reúna com o órgão federal para firmarem parceira.

http://www.mst.org.br/node/14516#.UT8jZQkkkUk.gmail

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.