Imazon divulga dados sobre desmatamento e degradação florestal na Amazônia

Mapa realizado pela Imazon

por Giovanni Tonussi

O monitoramento da destruição da Amazônia vai ganhar mais uma ferramenta de análise, que poderá comparar a perde de área verde com o passar dos anos.

Um sistema que usa imagens de satélite foi desenvolvido pelo Imazon, um instituto de pesquisas sediado em Belém. Além de monitorar o desmatamento, o que já vem sendo feito também pelo INPE, o sistema conta com a novidade de detectar a degradação da mata.

A diferença é simples: Desmatamento se refere ao corte da mata, e é mais fácil de ver por satélite por ser mais rápido. Já a degradação analisa a perda de vegetação por queimadas e exploração de madeira, que é um processo mais lento.

Usando essa ferramenta, o Imazon já divulgou dados da degradação entre os anos de 2001 e 2010. Nesse período, o processo atingiu 30 por cento da área total de desmatamento. Isso equivale a mais de 5 mil quilômetros quadrados por ano.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://blogs.estadao.com.br/eldorado-socioambiental/imazon-divulga-dados-sobre-desmatamento-e-degradacao-florestal-na-amazonia/?doing_wp_cron=1363042478.2501571178436279296875

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.