Morre aos 117 anos, inspiradora das lutas contemporâneas do Quilombo Mesquita

Regina Santos/FCP
Dona Antônia, marco da história do quilombo mais próximo da capital federal

Por Daiane Souza

Faleceu nesta segunda-feira (16), aos 117 anos, a dona Antônia Pereira Braga, inspiradora das lutas contemporâneas do Quilombo Mesquita, a comunidade remanescente de escravos mais próxima da capital federal. Nascida nos primeiros anos após a abolição da escravidão no Brasil, dona Antônia foi referência na preservação dos saberes de sua cultura, chegando a ser homenageada por Luiz Inácio Lula da Silva, em seu último ano como presidente.

Dona Antônia faleceu por insuficiência cardíaca e respiratória no Hospital Regional do Gama. Ela se foi na mesma semana em que os quilombolas relembravam um ano da morte de Benedito Antônio, uma das mais importantes lideranças da comunidade.

Por se tratar da mulher mais idosa do Quilombo, Antônia inspirou a reflexão de sua comunidade sobre muitas questões, especialmente no que diz respeito à liberdade, ao território e a qualidade de vida. Filha de ex-escravos, se casou cedo, porém por razões desconhecidas não teve a oportunidade de ter filhos. Sozinha, passou o restante da vida na mesma casa onde plantava e colhia e fazia todo o necessário para a própria subsistência.

Muito saudável e lúcida, passou os últimos anos de sua vida com a sobrinha Vicentina Pereira Braga, de 65 anos. “Ela sempre teve a saúde perfeita, somente no último ano foi abalada pela idade”, conta Tina, recordando que até pouco tempo via dona Antônia lavando roupas no córrego aos fundos de sua casa ou fazendo plantio de milho de mandioca.

O velório de dona Antônia aconteceu na Igreja Nossa Senhora da Abadia, localizada ao centro do Quilombo, na Cidade Ocidental. O enterro foi no cemitério da comunidade.

http://www.palmares.gov.br/2012/07/morre-aos-117-anos-inspiradora-das-lutas-contemporaneas-do-quilombo-mesquita/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.