AC – Índios de Feijó denunciam Funai

Os caciques indígenas Almir de 43 ansos da comunidade do Anjo e da etnia dos Colinas e Benjamim Kampa da tribo dos Kampas do alto Rio Envira, depois de viajarem 09 dias de bubuia de rio abaixo procuraram o jornalista Antonio Messias para fazerem denuncias de abandono por parte da FUNAI.

Segundo os caciques, há mais de um ano que eles não recebem a visita da saúde indígena e algumas criança já morreram por falta de atendimentos de saúde nas aldeias. O que mais revolta os caciques é o abandono da FUNAI que quando precisa deles para participarem de reuniões apenas manda avisar e quando estes chegam na cidade se acampam nas praias ou nos barrancos passando fome.

Muitos vivem juntando restos de comida no lixo e catando latinhas para vender e comprar o alimento. Segundo as denuncias, muitos índios a convite da FUNAI vieram para a cidade porque foram convidados para participar de um encontro na cidade de Cruzeiro do Sul, mais foi desmarcado e agora não sabem quando vão voltar para suas comunidades porque não tem combustível e nem a FUNAI se manifesta.

Aproximadamente 100 índios se encontram espalhados em Feijó esperando apoio da FUNAI. O pai do cacique Almir, O índio Agyb,71 anos, um certo dia estava muito doente e sem condições, então foi colocado dentro de um barco e depois de viajar de Bubuia por vários dias faleceu na metade da viagem. Seu corpo foi enterrado na praia Santa Helena, alto Rio Envira.

Enviada por Roberta Graf para lista superiorindigena.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.