Busca de solução para os Pataxó em Açucena?

Uma reunião entre representantes da Funasa, da administração municipal de Açucena e dos índios da etnia Pataxó, tratou de temas relacionados à saúde dos nativos.

Os índios têm uma série de reivindicações para a melhoria sanitária da ocupação que eles promovem em terras do Parque Estadual do Rio Corrente, em Açucena.

A reunião, no gabinete do Ademir Siman (PT), contou com a presença do chefe dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Dsei/Funasa em Governador Valadares, pastores, vereadores, além do representante dos índios Pataxós, o cacique Baiara.

Além da solução para as questões relacionadas à saúde, os índios também querem meios para acesso à educação, materiais de construção e máquinas para arar a terra.

O prefeito Ademir Siman informou que o município já presta a assistência que é possível no momento e que aguarda a regularização da situação da área, pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para tomar as providencias em relação a projetos e busca de recursos para atender a nova população do município.

Os Pataxós chegaram a Acena no fim do mês de julho. Cerca de oitenta índios oriundos da aldeia em Carmésia, ocuparam uma fazenda que foi transformada em reserva ambiental. A terra é alvo de uma ação judicial pelo antigo proprietário, que reivindica uma revisão na desapropriação da terra, hoje sob responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

 

http://www.acucena.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=138:busca-de-solucao-para-os-pataxos-em-acucena&catid=60:destaque&Itemid=113

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.