EUA: Reexaminarão sentencia de morte contra Mumia Abu-Jamal

Imagen activa

A sentença de morte contra Mumia Abu-Jamal, jornalista e ex-membro da organização Pantera Negra, será reexaminada, segundo ordenou hoje um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos.

Um tribunal de Pensilvânia sentenciou que Abu-Jamal, atualmente com 57 anos, deve ter uma nova audiência de sentença nos próximos seis meses.

Este mesmo tribunal tinha adiado em 2008 a execução da condenação, decisão que levou a três anos de demandas legais que incluíram a intervenção do Supremo Tribunal de Justiça.

Mumia, no corredor da morte há três décadas, receberá a possibilidade legal, mas sem mudar o veredito de culpabilidade imposto pelo assassinato de um policial branco em 1981, crime do qual sempre se declarou inocente.

Abu-Jamal e seus defensores afirmam que o veredito de culpabilidade contra ele estava predeterminado, porque era um afro-norte-americano e integrante de um movimento de esquerda.

A causa de Mumia, atingiu notoriedade internacional.

Milhares de homens e mulheres do planeta reclamam sua libertação e põem em evidência o sistema de justiça estadunidense, o qual, afirmam, violou e cometeu erros de procedimento que implicaram a uma sentença arbitrária e injusta.

No corredor da morte, Mumia manteve-se em contato com o mundo mediante artigos que são publicados em diferentes jornais, um espaço radial que possui e também escreveu vários livros.

http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=283556&Itemid=1

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.