POR FERNANDA ALVES
Rio – O deputado federal Jair Bolsonaro (PP- RJ) gravou novo depoimento para o programa ‘CQC’, da TV Bandeirantes, que vai ao ar segunda-feira. Ele vai mostrar a foto de oficial da aeronáutica negro, que segundo ele é seu cunhado, para “provar” que não é racista.
Segundo a coordenadora da ONG Criola, que reúne mulheres negras, a ligação familiar não mostra que ele é isento de preconceito. “Ele podia ter um filho ou neto negro. Isso não quer dizer que o respeite”, argumentou Lúcia Xavier.
Bolsonaro reclama que ele também está sendo vítima de perseguição: “Se os comentários fossem de outra pessoa não falariam tanto”. Ele aproveitou ontem para alfinetar o deputado federal Chico Alencar (PSOL) por destinar R$ 11 milhões pela Comissão de Direitos Humanos para grupos de apoio aos homossexuais. “O dinheiro deveria ser aproveitado para coisas relevantes, como ajudar o Colégio Pedro II, onde estudou”, sugeriu.
Alencar rebateu as afirmações: “A verba para o Pedro II deve sair da Comissão de Educação. E como a homofobia e o racismo estão crescendo, prova disso é o próprio Bolsonaro, acredito que R$ 11 milhões seja pouco. Ele é omisso na comissão”, revelou Alencar.
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial , Luiza Bairros, se pronunciou ontem sobre a polêmica. Ela revelou que espera que a Câmara haja com firmeza: “Racismo não pode ser admitindo”.
Só às 18h30 de ontem o site da Preta Gil voltou ao ar, após ter sido ‘hackeado’ por simpatizantes de Bolsonaro. Semana que vem será ajuizada ação da cantora contra o deputado por danos morais e uma representação no Ministério Público por crime de homofobia e intolerância racial.
http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2011/4/foto_prova_que_nao_sou_racista_diz_bolsonaro_155083.html