Baiano vítima de racismo no RS entra no Programa de Proteção

Baiano é vítima de racismo no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução TVBA)
Helder Santos cursava História na cidade de Jaguarão, RS (Foto: Reprodução TVBA)

Helder voltou para a BA após ser ameaçado de morte por policiais gaúchos. Os cinco policiais estão afastados do trabalho desde o início da sindicância.

O universitário de Feira de Santana, que foi vítima de racismo no interior do Rio Grande do Sul, vai ser beneficiado temporariamente pelo Programa de Proteção a Testemunhas da Secretaria da Justiça da Bahia, até que seja anunciada uma decisão definitiva.

Helder Santos, que cursava História na cidade de Jaguarão, voltou para a Bahia depois de ter recebido ameaças de morte. O estudante baiano denunciou à corregedoria da Brigada Militar gaúcha que foi vítima de agressão física e verbal de policiais militares da cidade por ser negro.

Nesta sexta-feira (1º), Helder contou o sofrimento que passou ao secretário da Justiça Almiro Sena. O secretário prometeu cobrar do secretário da Justiça do Rio Grande do Sul providências para que os policiais acusados de racismo sejam punidos.

Os cinco policiais gaúchos estão afastados do trabalho desde o início da sindicância, que foi aberta pela Brigada Militar para apurar as denúncias de agressão, racismo, abuso de autoridade e ameaça à vida.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/04/baiano-vitima-de-racismo-no-rs-entra-no-programa-de-protecao.html

 

 

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.