Obama: Parlamentares repudiam prisão de manifestantes

A presença do presidente Barack Obama no Rio de Janeiro provocou atos de protesto que mobilizaram nas ruas, a partir de sexta-feira, desde militantes de partidos políticos até parentes de vítimas do desastre ocorrido em 2006 com o voo 1907 da Gol. O grupo de familiares protestou na manhã deste domingo, em frente ao hotel em que a família Obama estava hospedada, na praia de Copacabana. Os manifestantes exigiam punição aos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, pilotos do jato Legacy que se chocou com o avião da Gol causando a morte de 154 pessoas.
Os dois foram tratados como heróis, ao retornarem aos Estados Unidos, porque conseguiram, depois da colisão, pousar em segurança em uma base militar no Pará.

Ainda pela manhã, cerca de 200 manifestantes cantaram palavras de ordem em defesa do pré-sal e pela libertação de 13 pessoas, entre elas um adolescente e uma mulher de 67 anos, presas durante repressão policial a um protesto realizado sexta-feira diante do consulado norte-americano. Dezesseis parlamentares do Rio divulgaram ontem uma nota de repúdio às prisões.

Na tarde passada, militantes de partidos políticos se aglomeraram em frente ao Theatro Municipal pouco antes de que Obama chegasse para discursar. Com cartazes e bandeiras, os manifestantes condenaram os ataques à Líbia, iniciados sábado pelos Estados Unidos e mais quatro países, e pediram paz.

BRINDES

A visita de Barack Obama ao Brasil gerou mais de 27 mil mensagens na rede social Twitter. Uma semana antes da chegada dele, a embaixada norteamericana no Brasil lançou um concurso na internet para premiar as melhores mensagens de boas-vindas. Os prêmios são equipamentos para acesso à internet, telefones celulares, camisetas e outros brindes.

Ontem, ao visitar a Fundação para a Infância e a Adolescência na favela Cidade de Deus, a comitiva de Obama distribuiu, entre outros presentes, bolas de couro e chaveiros dourados com a assinatura do presidente. Uma enorme fila de crianças se formou na quadra da entidade.

http://brasiliaconfidencial.inf.br/wp-content/uploads/BsBConfidencial_430_baixa.pdf

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.