Cerca de 40 lideranças do povo Pataxó, do sul da Bahia, se reúnem hoje com os presidentes da Funai, do Incra, ICMBio e com um assessor especial da Presidência da República para tratar da demarcação dos Territórios de Barra Velha e Kay. A reunião terá início às 17h, no Palácio do Planalto.
De acordo com os indígenas, o objetivo da vinda a Brasília é encontrar soluções definitivas para os descasos sociais através da regularização fundiária no Extremo Sul da Bahia. “Entendemos que com este direito garantido, poderemos acessar as políticas de governo e uma melhor qualidade de vida para todos”, ressaltam em documento enviado à presidência.
Os indígenas já tiveram outros encontros com estes órgãos no ano passado. Em novembro de 2010, também houve uma audiência conjunta para a apresentação de proposta por parte do governo na regularização desses territórios, que se encontram sobrepostos ao Parque Nacional Monte Pascoal e ao Parque do Descobrimento. A sugestão foi a demarcação em forma de mosaico, respeitando as especificidades da área.
Os pataxó terão ainda outras audiências durante a semana com o vice-presidente, Michel Temer, com o secretário especial de saúde indígena, Antônio Alves, além de reuniões no Ministério Público Federal e no Ministério do Trabalho e Emprego. Eles ficam em Brasília até sexta-feira (25).
http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=5317&eid=342