Todo apoio às vítimas da Rhodia que demite trabalhadores doentes e com agravos na saúde estáveis e que foram contaminados por substâncias tóxicas em Cubatão

A empresa francesa Rhodia demite trabalhadores doentes e com agravos na saúde que foram contaminados por substâncias tóxicas em sua unidade de Cubatão

“Os trabalhadores que foram contaminados pelos produtos tóxicos produzidos pela empresa Francesa Rhodia em Cubatão/SP Brasil, vêm através dessa carta, solicitar a esta Instituição, ajuda para divulgação ao grande público dos danos que a referida empresa está causando ao meio ambiente e à saúde destes trabalhadores conforme se segue.

Em 03 de novembro de 1994, foi fundada a Associação dos Contaminados Profissionalmente por Organoclorados (ACPO), constituída primeiramente por funcionários e ex-funcionários da empresa Rhodia à época uma subsidiária do grupo francês Rhône-Poulenc. Esta empresa, comprovadamente, contaminou os trabalhadores da unidade de Cubatão – SP, a população da área Continental de São Vicente – SP (bairro Jardim Rio Branco e Quarentenário), bairros de Cubatão como Pilões, bem como, durante algum tempo, contaminou mananciais de água potável que serve a região da Baixada Santista que continua em risco.

Os trabalhadores foram expostos a vários contaminantes da família dos organoclados em especial o pentaclorofenol (PCP), contaminado com dioxinas e o hexaclorobenzeno (HCB), que são produtos e resíduos da produção de herbicidas e solventes clorados altamente tóxicos.

A unidade da Rhodia que fabricava o pentaclorofenol foi fechada em 1978 e a que produzia o hexaclorobenzeno em 1993 ambas localizadas em Cubatão. A primeira fechou por força de pressão popular e a segunda por força de processo judicial impetrado na Primeira Vara Cível da Comarca de Cubatão – SP. Ação Cível Pública nº 249/93. Este processo culminou num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde a empresa se comprometeu judicialmente em reparar os danos causados ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores. Ocorre que além da empresa Rhodia não cumprir o TAC, no que tange aos cuidados à saúde dos trabalhadores, a mesma a partir do dia 25 de janeiro de 2011 iniciou um processo de demissão que atingirá todos os funcionários contaminados por HCB e entre eles trabalhadores com diversos tipos de doenças e agravos inclusive o câncer.

A ACPO, onde estão congregados os trabalhadores contaminados pela empresa Rhodia não tem estrutura para sozinha enfrentar as ações nefastas desta poderosa corporação, o Governo Federal tem se quedado inerte e o Ministério Publico apesar do esforço sobre humano não tem conseguido barrar o poder politico e econômico da Rhodia.

O Sindicato dos Químicos, que congrega os trabalhadores da Rhodia, não tem sido respeitado pela empresa e por este motivo não tem condições nesse momento de fazer a empresa retroceder a tempo de não causar maiores danos a estes trabalhadores, em que pese seu empenho, por isso pedimos o apoio jornalístico desta digníssima instituição, para prestar as informações ao grande público, desta maneira estará também prestando a necessária ajuda aos trabalhadores contaminados, ora extremamente prejudicados pelas ações lesivas que pratica a empresa Rhodia. Muito obrigado pela atenção, todos os trabalhadores contaminados por HCB ficam aguardando uma resposta, rogamos positiva, o mais brevemente possível”.

Santos, SP, Brasil, 30 de janeiro de 2011

Jeffer Castelo Branco
[email protected]
(013) 8817-2440
(013) 9732-6462

José Cicero Britto
[email protected]
(013) 9201-1036
(013) 3461-4259

Marcio Antonio Mariano da Silva
[email protected]
(013) 9732-6124
(013) 3567-1381

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.