Brasil: Construcción de hidroeléctrica pone en peligro fenómeno Pororoca

Servindi, 17 de diciembre, 2010.- La formación de la ola más grande del mundo que ocurre en el Brasil y se conoce con el nombre “Pororoca” podría desaparecer debido a los efectos nocivos que causa la construcción de una hidroeléctrica en el municipio de Ferreira Gómez.

La “Pororoca” es un fenómeno que produce olas inmensas en el encuentro de los ríos amazónicos con el océano Atlántico. Sin embargo, la construcción de la usina hidroeléctrica de Ferreira Gómez amenaza la continuidad del acontecimiento. (mais…)

Ler Mais

Índios exigem demarcação de terras no extremo Norte do Estado

Índios do extremo Norte de Mato Grosso exigem novamente a demarcação da terra “Kapot Nhinore” pelo governo federal.  A área é considerada sagrada e faz parte da tradição das tribos da região.  No encontro realizado este mês, lideranças de 3 etnias apresentaram um manifesto que cobra a posse da terra para também combater o desmatamento, a matança de animais e a pesca predatória.

A área Kapot está localizada próxima ao rio Xingu, entre os estados de Mato Grosso e Pará.  O encontro “Um grito pelo Xingu” aconteceu entre os dias 11 e 14 de dezembro, mas o documento só foi divulgado ontem (16).  Eles pedem que haja divulgação das “demandas para que o povo brasileiro se inteire das injustiças cometidas contra os indígenas”.

O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Colíder (650 km ao norte de Cuiabá), Megaron Txucarramãe, afirmou que está havendo muito desmatamento à margem do Rio Xingu.  “Estão invadindo toda a área, acabando com os animais.  Em 2011, vamos fazer um trabalho grande lá, vai ter conflito para não pescarem e não jogarem lixo”.
(mais…)

Ler Mais

Líder indígena admite compra de voto nas eleições de Roraima

Gravações de conversas das quais participaram familiares e auxiliares diretos do governador reeleito de Roraima, José de Anchieta Jr.  (PSDB), revelam oferta de dinheiro e benefícios em troca de apoio na eleição mais disputada do país, vencida pelo tucano no segundo turno por 1.700 votos de diferença.  A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a Folha, os diálogos foram gravados por participantes e encaminhados ao Ministério Público.  O líder da comunidade indígena Boca da Mata, José Newton Simão de Lima, admitiu que negociou R$ 120 mil com o procurador-geral de Roraima.

Nos diálogos, José Newton afirma que o valor seria suficiente para conseguir o apoio de 22 comunidades indígenas.  O procurador-geral, Francisco das Chagas Batistas, nega a irregularidade.  Anchieta foi eleito por uma diferença de 1.700 votos, a margem mais estreita do país.
(mais…)

Ler Mais

Primeiro aniversário do blog do GT Combate: desejando um 2011 de lutas e de vitórias

Nosso Blog está completando seu primeiro aniversário. Verdade que antes de dezembro algumas matérias foram publicadas, mas de forma quase escondida, uma vez que estávamos ainda em fase de ajustes. Os dois primeiros testes foram em junho de 2009: “Manifesto em defesa dos direitos e da autonomia da população negra” e “A mídia e o MST”. Em julho, uma nova experiência: um filminho artesanal, juntando pequenos vídeos feitos no terceiro dia no II Seminário Brasileiro contra o Racismo Ambiental, homenageava nossos amigos indígenas – “A terra e a luta dos Anacé”.  Em setembro, novamente uma única matéria, também experimental:  um relato com falas documentadas sobre o “Seminário  Povos da Floresta”.

Somente em dezembro demos início à postagem diária das notícias e artigos. Era o dia 3 e, coincidentemente, três matérias foram publicadas: “Carta dos Tupinambá da Serra do Padeiro”, “Quilombolas ocupam a sede do INCRA, em Belo Horizonte” e “Para outra compreensão e ressignificação da Reforma Agrária”.

Se pensarmos nessas sete primeiras matérias e olharmos o nosso hoje, vemos, de um lado, que infelizmente as questões que então abordávamos continuam na ordem do dia. De outro, porém, podemos contabilizar alguns ganhos, tanto em relação a essas mesmas lutas noticiadas, como a outras.  E vemos, igualmente, que o Blog continua com a mesma coerência com que foi iniciado, embora tenha expandido seu raio de cobertura para a América Latina e, ultimamente, também para a África. (mais…)

Ler Mais

Desembargador é acusado de tentar favorecer frigorífico JBS

Conduta de Abdalla Jallad , absolvido pelos pares de tribunal, está sob análise do CNJ (TRT-24)

Quase aposentado, Abdalla Jallad atuou para liberar abate mesmo diante de desmaios de trabalhadores. Conduta de membro do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região está sendo apurada pelo Conselho Nacional de Justiça


Por Maurício Hashizume

O desembargador Abdalla Jallad, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24), está sendo acusado de tentar favorecer o grupo JBS em detrimento da saúde de trabalhadores expostos a intenso calor no setor de abate de frigorífico em Naviraí (MS). O magistrado teria sido instado inclusive pelo governador reeleito do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), a atuar em prol da empresa e em desfavor dos empregados da planta industrial situada no Sul do Estado. Apurações relativas ao caso correm sob sigilo no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com a acusação, o desembargador tomou a frente de uma articulação para autorizar a JBS a concluir a matança da totalidade dos animais à disposição no referido frigorífico, independentemente dos problemas enfrentados pelas dezenas de operários dedicados justamente ao abate dos animais. Abdalla teria sido acionado pelo governador que, por seu turno, recebera reclamações da direção do JBS – que se apresenta como “a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo”.
(mais…)

Ler Mais

Caso Felícia Aurora: “MPF, MPT e PF devem apurar denúncia de trabalho escravo em JP; vítima é angolana”

O Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e Delegacia da Mulher devem apurar denúncia de suposta racismo e exploração de trabalho contra uma jovem angolana trazida para João Pessoa por um casal de empresários. O pedido foi protocolizado nesta quarta-feira (15) pela advogada Laura Berquó.

De acordo com a advogada, a angolana Felícia Aurora que tinha a promessas de trabalhar, estudar e melhorar suas condições de vida, porém desde que chegou, em abril/2010, vem sendo explorada pelo casal e foi ‘descartada´, sem nenhuma indenização, após ficar doente (fez cirurgia de vesícula) e não poder mais trabalhar.

Felícia, segundo a advogada, que entrou no Brasil (com visto de turista) a convite do casal brasileiro se encontra doente (anemia e cálculo renal), pode ter sua situação complicada – ser for expulsa do país – conforme pressão que vem sofrendo. (mais…)

Ler Mais

52 salários mínimos para trabalhar por quem mesmo?

Leonardo Sakamoto

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram projeto que aumenta os vencimentos de deputados federais, senadores, presidente, vice-presidente e ministros para R$ 26.700,00 mensais. Esse valor representa mais de 52 salários mínimos. O mimo de final de ano passa a ser depositado em conta em fevereiro do ano que vem.

O PSol, na Câmara dos Deputados, defendeu que o aumento se restringisse a uma compensação pelas perdas inflacionárias. A senadora Marina Silva (PV-AC) seguiu a mesma posição.

Contudo, muitos deputados e senadores devem ter pensado: “Imagina! O que vocês pensam que eu sou? Um cidadão comum?”

A Folha de S. Paulo apontou, em matéria, que o reajuste significa um aumento de 61,8% para deputados e senadores e de 133,9% para presidente e vice, que passam a ter salários iguais. A inflação no mesmo período foi menor que 20%. (mais…)

Ler Mais

MT – Quanto mais se investiga, pior fica

Proposta prevê exclusão de áreas indígenas não homologadas para dar lugar à expansão do agronegócio. (foto: Andreia Fanzeres)

Miguel Aparicio Suárez*

O controvertido processo de desconfiguração do Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso, transformado num Zoneamento ruralista que desconheceu 20 anos de estudos técnicos e um amplo processo de debate da sociedade mato-grossense, atingiu nas últimas semanas uma gravidade maior. Formatado de maneira unilateral para dar suporte aos interesses do agronegócio, eliminou pontos básicos como a manutenção de áreas de elevado potencial florestal, a proteção dos recursos hídricos (especialmente, na região das nascentes do Xingu e do Alto Paraguai), a possibilidade de criação de unidades de conservação, o planejamento de áreas de promoção da agricultura familiar e, de modo geral, os direitos das populações indígenas, extrativistas e quilombolas. (mais…)

Ler Mais

Longo, mas imperdível: “Sarayaku kaparik. El grito por la dignidad”

Esta documental se acerca a la realidad cultural y social del pueblo kichwa de Sarayaku. Este pueblo ancestral de la amazonia ecuatoriana, cuenta en primera persona las motivaciones sociales, ecológicas y culturales que le han llevado a ser uno de los pocos pueblos amazónicos que se han liberado del yugo de la explotación petrolera en su territorios.

Nos muestra, además la cruda realidad a la que se enfrentan cada día indígenas y campesinos del noreste del país, donde la explotación petrolera es nsinónimo de pobreza, enfermedad y contaminación. Forma parte de la Exposición Amazonía: Sumaq Kawsay.

Ler Mais

I Marcha dos Povos da Bacia do Rio Parnaíba

MARCHA DE TASSO FRAGOSO: Quase 2 mil manifestantes partem do aeroporto rumo ao cais do Rio Parnaíba ...(Imagem:José Bonifácio/GP1)
MARCHA DE TASSO FRAGOSO: Quase 2 mil manifestantes partem do aeroporto rumo ao cais do Rio Parnaíba

José Bonifácio

Agricultores familiares, pescadores, estudantes, professores, Organizações Não Governamentais e demais segmentos da sociedade de Tasso Fragoso (MA) e de vários municípios integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba participaram ontem, quarta-feira (15), da I Marcha dos Povos da Bacia do Rio Parnaíba.

O movimento dos Ameaçados por Barragens promoveu uma caminhada de quase três quilômetros para protestar contra o excesso de barramentos no Rio Parnaíba. Também participaram do protesto autoridades políticas, civis, militares e eclesiásticas, fortalecendo o pensamento contrário à construção da Usina Hidrelétrica Ribeiro Gonçalves. (mais…)

Ler Mais