Primeiro aniversário do blog do GT Combate: desejando um 2011 de lutas e de vitórias

Nosso Blog está completando seu primeiro aniversário. Verdade que antes de dezembro algumas matérias foram publicadas, mas de forma quase escondida, uma vez que estávamos ainda em fase de ajustes. Os dois primeiros testes foram em junho de 2009: “Manifesto em defesa dos direitos e da autonomia da população negra” e “A mídia e o MST”. Em julho, uma nova experiência: um filminho artesanal, juntando pequenos vídeos feitos no terceiro dia no II Seminário Brasileiro contra o Racismo Ambiental, homenageava nossos amigos indígenas – “A terra e a luta dos Anacé”.  Em setembro, novamente uma única matéria, também experimental:  um relato com falas documentadas sobre o “Seminário  Povos da Floresta”.

Somente em dezembro demos início à postagem diária das notícias e artigos. Era o dia 3 e, coincidentemente, três matérias foram publicadas: “Carta dos Tupinambá da Serra do Padeiro”, “Quilombolas ocupam a sede do INCRA, em Belo Horizonte” e “Para outra compreensão e ressignificação da Reforma Agrária”.

Se pensarmos nessas sete primeiras matérias e olharmos o nosso hoje, vemos, de um lado, que infelizmente as questões que então abordávamos continuam na ordem do dia. De outro, porém, podemos contabilizar alguns ganhos, tanto em relação a essas mesmas lutas noticiadas, como a outras.  E vemos, igualmente, que o Blog continua com a mesma coerência com que foi iniciado, embora tenha expandido seu raio de cobertura para a América Latina e, ultimamente, também para a África.

Dos pouquíssimos leitores iniciais, chegamos a uma média de cerca de 5.500 semanais, sendo que já alcançamos mais de 7.000, em momentos de maior ebulição política. Esse número aumentou sensivelmente a partir de julho. Nosso Boletim diário, lançado no dia 24, em pouco tempo estava correndo o mundo, reencaminhado não só a partir das listas que o recebem, como pelas pessoas que dele se tornaram (e continuam a se tornar) assinantes permanentes.

Hoje, temos seguidor@s em todos os continentes, principalmente nas Américas, Portugal, Espanha e diversos países da África.  São leitores e leitoras diários e atentos, muitos dos quais podem ser vistos acessando as notícias segundos depois de terem sido elas postadas.

Até este preciso momento, publicamos exatos 2.500 posts. Este será, pois, o 2.501º. E, muito mais do que comemorar esse primeiro aniversário, ele é também uma forma de agradecer a todas pessoas que acessaram as informações, que enviaram comentários, que nos honraram com a contribuição de notícias e de artigos inéditos, algumas das quais sequer conhecíamos.

Sejamos ou não religiosos, vale desejar que Oxum nos envolva a tod@s com suas águas, nos faça renascer e nos abrigue com novas forças. E que 2011 seja um ano de muitas vitórias para nós, que acreditamos na utopia e lutamos para que nossos sonhos em direção a ela a cada dia se realizem mais um pouco.

Comments (4)

  1. Parabéns ! Estou conhecendo o blog pela primeira vêz e o alcance em leitores mostra o sucesso atingido. O racismo tem que ser combatido, pois o argumento de que isso reafirma a divisão é mostra de que continua vivo e real. A tomada de consciência e organização é o verdadeiro caminho para a libertação .

    Newton Almeida MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO
    http://www.limpezariomeriti.blogspot.com

  2. contar e anunciar para o mundo é, sem dúvida, o momento que se segue à nossa indignação. Ao nos retirar um pouco de nós mesm@s, nos revela em dores e alegrias e de alguma forma nos torna mais próxim@s dos sonhos de uma vida melhor. Parabéns a todo mundo que colabora com este espaço político. Em especial a Tania Pacheco por dedicar de tanto bom grado tempo, dedicação, cuidado e capacidade a serviço do coletivo.

  3. Agradecemos e socializamos os votos. Só uma observação: somos um coletivo – pequeno, mas aguerrido -, do qual você inclusive faz parte, sempre atenta em nos repassar notícias que possam interessar ao Blog!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.